João Pessoa, 29 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AVENIDA BRASIL

Nova novela das nove tem craque de futebol barrigudo

Comentários: 0
publicado em 29/03/2012 ás 16h12

Novela é obra de ficção, sem compromisso com a realidade. Ainda assim, e com frequência, os autores recorrem a aspectos do “mundo real” para envolver ainda mais o espectador ou ajudá-lo a se situar na trama.

“Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, a nova novela das 21h da Globo, se passa num bairro fictício, Divino, na zona norte do Rio. Na primeira fase da novela, em 1999, um dos protagonistas da trama é um jogador de futebol, Tufão, que atua no Flamengo.

A referência a um time real não obriga João Emanuel a tratar o universo do craque de forma realista. Não há possibilidade de confusão: o espectador sabe que nunca houve um Tufão no Flamengo, em 1999.

Mas é necessário que o espectador olhe para Tufão e pense que seria possível o Flamengo ter um jogador com aquelas características. É preciso haver verossimilhança na situação.

Tufão já jogou na Europa e já teve problemas com bebida. Não está no auge da carreira, mas ainda é um craque. O jogador foi o artilheiro do Campeonato Carioca de 1999 e ainda fez o gol que garantiu o titulo ao Flamengo.

Pelas informações dadas nos primeiros três capítulos, ele está longe de ser aquilo que os cronistas esportivos, com ironia, chamam de “ex-jogador em atividade”, ou seja, um ex-craque, hoje se arrastando em campo. Tufão ainda é um jogador importante.

Tudo isso para dizer que Murilo Benício, no papel do jogador, não passa verossimilhança ao personagem. O ator, que fará 40 anos em junho, está longe de ter a aparência de um craque com talento para ser o artilheiro do torneio. Além da idade, está claramente fora de forma, acima do peso que um jogador da sua categoria deveria exibir (a foto acima ajuda a dar uma ideia).

Para ajudar o público a acreditar em Tufão, creio, Benício poderia ter perdido alguns quilos e surgido em cena com a aparência mais jovem.

Uol – Maurício Stycer