João Pessoa, 10 de setembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

Conheces Bharat?

Comentários: 0
publicado em 10/09/2023 ás 08h15

Hoje usamos indígenas para designar o que antigamente cantávamos: “todo dia, era dia de índio”… A palavra índio deriva do fato de Colombo que jurava ter encontrado as Índias, o “outro mundo”, como dizia, na sua viagem de 1492. Dessa maneira, o termo foi utilizado para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas. Gentio era utilizada pelos jesuítas, depois nós coletivizamos novamente os denominando de Tribo. 

Os povos indígenas nunca foram da Índia, nem a Índia possuía povo indígena algum. Hoje a Índia também renega o termo Índia. 

Existe um movimento de mudança do nome do país para que definitivamente se torne uma nação independente não aliada aos sabores ingleses. 

Bharat é o nome de origem sânscrita escolhido para tal mudança que significa “aquele que é mantido por luz divina”. Já a adoção do nome Índia sugere colonialismo e ajuda a uma compreensão do subcontinente como um território político único, delimitado e “britânico”, sugerem os defensores da troca de título. 

De acordo com o Mahabharata, a história popular afirma que a Índia foi chamada de Bharatvarsha em homenagem ao rei chamado Bharata Chakravarti. Bharata foi um imperador lendário e fundador da Dinastia Bharata e ancestral dos Pandavas e Kauravas. Ele era filho do rei Dushyanta de Hastinapur e da rainha Sakuntala. Além disso, um descendente de Kshatriya Varna. Bharata conquistou toda a Grande Índia, um império gigantesco que englobava a China e arredores, unindo-se a uma única entidade política que recebeu seu nome como “Bharatvarsha”.

Não se sabe ao certo se funcionará sair da Índia colonializada para a Bharat colonialista. Pode ser um primeiro passo ou um passo para uma armadilha. E você? Como vê essa mudança? 

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB