João Pessoa, 11 de setembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Tenho tentado cuidar do meu jardim, esperando que as borboletas venham. São lindas, não? Embelezam e ainda polinizam outras plantas. Sabem apreciar e cuidar das flores. Venham sempre, queridas!
Lembro-me de um pequeno canteiro que tínhamos em casa, na minha infância. Era pequeno demais para ser chamado de jardim, mas possuía belas flores. Algumas plantas que minha mãe insistia veementemente para que não as tocássemos. Flores que não resistiam ao nosso toque e se fechavam. Flores que podíamos comer… eram docinhas…
Mas, o mais forte em minha memória é um vaso com lírios brancos que minha mãe cuidava e cuidava, esperando ansiosamente a época em que floresceriam. Os lírios têm essa característica. Eles entram em um tipo de hibernação no inverno, perdem flores e folhas, até florescerem novamente na primavera. E quando a flor começava a surgir, era um evento! Tenho um vaso com lírios da paz na minha casa. Não são iguais aos da minha mãe, mas me fazem lembrar dela sempre que olho pra eles.
Eu não entendia muito bem o cuidado que ela tinha com aquela planta, aparentemente tão insignificante. Comparada com as outras, tão coloridas, não tinha beleza alguma. Até que surgiu a primeira haste com uma linda flor branca, tão exuberante que suplantava todas as outras.
Não é fácil cuidar de um jardim. Demora um pouco até vermos o fruto do nosso trabalho. Às vezes perdemos algumas plantas, fatores externos vez por outra influenciam. Esquecemos de regar as plantas e perdemos algumas folhagens. Outras exigem ser podadas a fim de se desenvolverem. Não. Não é fácil. É preciso dedicação. Mas, quando vemos, de repente, sem avisar, a primeira visitante pousar linda e elegantemente na nossa flor, sabemos que todo o esforço valeu a pena. Assim também a felicidade.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
NOVA VAGA - 17/12/2024