João Pessoa, 11 de setembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
basquete americano

Conheça os dez maiores patrocinadores e anunciantes da NBA

Comentários: 0
publicado em 11/09/2023 ás 10h58

É fato: a NBA (National Basketball Asociation, em inglês) é uma das ligas esportivas mais famosas e bem-sucedidas do planeta. Entre outros, um elemento fundamental que explica esse grande sucesso é a forte presença de patrocinadores e anunciantes, pois são os que investem financeiramente na liga, nas equipes e nos jogadores.

Os patrocinadores, ou sponsors, fornecem recursos para o desenvolvimento de infraestrutura, programas de marketing e publicidade. Além disso, ajudam a aumentar a visibilidade da NBA por meio de parcerias estratégicas, eventos promocionais e campanhas. Essa relação simbiótica entre a NBA e seus patrocinadores contribui para o sucesso imparável da liga, e para o aumento no número de entusiastas das apostas esportivas.

Como se não fosse suficiente, as empresas também fazem contratos de patrocínio com jogadores de forma individual para promover suas marcas, produtos e serviços. Esses contratos de patrocínio são acordos comerciais nos quais um jogador se torna um embaixador da marca e concorda em representar à empresa, recebendo compensação financeira e benefícios, como mercadoria e vantagens exclusivas. Um dos exemplos mais reconhecidos é a parceria de sucesso do Michael Jordan com a Nike.

Assim, marcas de renome investem bilhões de dólares para se associar à NBA, enquanto se beneficiam da enorme visibilidade global oferecida pelo basquete profissional.

Maiores sponsors da NBA

Se bem é importante destacar que os contratos de patrocínio podem estar sujeitos a mudanças e renovações ao longo do tempo, vamos listar abaixo os 10 maiores patrocinadores e anunciantes da NBA na atualidade, analisando de perto suas parcerias estratégicas e o impacto no sucesso da liga americana que cativa a atenção de fãs ao redor do mundo.

Nike

A Nike é sem dúvidas uma das empresas com maior presença no ramo dos esportes, e a principal patrocinadora da NBA, fornecendo os uniformes oficiais da maioria das equipes. A marca ainda possui contratos individuais com certos jogadores estrelas da liga, fortalecendo ainda mais sua visibilidade no basquete. Alguns atletas, como o Michael Jordan, o LeBron James e o Kevin Durant assinaram inclusive contratos vitalícios com a gigante, recebendo milhões de dólares por ano por representá-la.

Coca-Cola

A Coca-Cola possui uma longa história de parceria com a NBA e seus times. Como um dos principais patrocinadores, a empresa de refrigerantes e bebidas utiliza o esporte como plataforma para promover suas marcas, como Coca-Cola, Sprite e Powerade, através de campanhas publicitárias audiovisuais e menções de marca durante os jogos.

PepsiCo

A PepsiCo é outra gigante das bebidas esportivas, refrigerantes e snacksque promove suas marcas na NBA, sendo Pepsi, Gatorade e Mountain Dew os produtos com mais presença em eventos e jogadores da liga.

Além disso, a empresa utiliza a plataforma da NBA para se conectar com os fãs do basquete, desenvolvendo conteúdo e entretenimento relacionado à liga.

State Farm

A State Farm é a companhia seguradora oficial da NBA, que possui uma parceria estratégica com a liga.

Além de exibir sua marca em eventos e espaços publicitários durante os jogos, a State Farm patrocina o evento “State Farm All-Star Saturday Night” (que até leva o nome da empresa), que consiste em várias competições para destacar as habilidades individuais dos jogadores da NBA e é realizado geralmente o dia prévio ao All-Star Game.

Kia

A KIA, um dos maiores fabricantes de veículos do mundo, patrocina muitos eventos esportivos, sendo patrocinadora oficial da NBA. A montadora sul-coreana associa sua marca a prêmios importantes, como o “Kia NBA Most Valuable Player” (MVP), e utiliza jogadores famosos como embaixadores da marca para ampliar sua visibilidade (embora seu principal contrato seja com o tenista Rafa Nadal).

American Express

A American Express é uma empresa financeira americana que estabeleceu uma parceria estratégica de negócios com a NBA. Como patrocinadora oficial, a AMEX, como é conhecida nos EUA, oferece benefícios exclusivos para seus clientes e realiza promoções durante os eventos mais importantes da liga, como os playoffs, as finais e o All-Star Game (o Jogo das Estrelas).

Tissot

Quem gosta de joias e relógios com certeza conhece essa marca suíça fundada em 1853. Sendo a fornecedora oficial de relógios da NBA, Tissot fornece os cronômetros e temporizadores utilizados em todos os jogos. Sua imagem está muito associada à precisão e ao estilo do basquete profissional.

AT&T

Conhecida por sua infraestrutura de rede abrangente, a AT&T é uma empresa de telecomunicações americana com enorme presença na NBA. Além de promover sua marca em comercias e eventos super característicos, fornece serviços de conectividade para a liga e para os jogadores.

Beats by Dre

A Beats by Dre, empresa de áudio e fones de ouvido, estabeleceu contratos individuais com vários jogadores da NBA para se tornem embaixadores da marca, como LeBron James e Draymond Green. É bastante comum ver jogadores durante treinos e aquecimentos utilizando os fones de ouvido da Beats, além de que a marca aparece em comerciais e campanhas da NBA.

Gatorade

A Gatorade, a marca de bebidas esportivas mais reconhecida no mundo, é um patrocinador oficial da NBA, como também de outros esportes. A empresa marca muita presença nos jogos com garrafinhas personalizadas para hidratar os jogadores durante as partidas, além de realizar campanhas publicitárias muito criativas e promover sua linha de produtos voltados para atletas.

Os sponsorse inúmeros anunciantes da NBA desempenham um papel fundamental no sucesso da liga, e no desenvolvimento geral do basquete profissional como um negócio global.

As parcerias estratégicas fornecem recursos financeiros, promovem marcas e proporcionam uma série de vantagens para ambas as partes envolvidas. Assim, os contratos são mutuamente benéficos.

Com uma plataforma de alto perfil e uma base de fãs dedicada, a NBA continua a atrair grandes empresas que desejam se associar ao poder do basquete, aproveitando a influência e popularidade dos times e dos seus jogadores.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Famílias das vítimas protestam e exigem prisão do médico Fernando Cunha Lima

FUNCIONALISMO MUNICIPAL - 02/09/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas