João Pessoa, 28 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Internautas começaram uma campanha para mandar a finalista do Miss Universo Canadá, Jenna Talackova, de volta para o concurso. A modelo foi desclassificada depois que os jurados descobriram que ela havia feito uma operação de mudança de sexo.
A campanha começou por um homem no Brooklyn, em Nova York. O abaixo-assinado que pede o retorno de Jenna ao concurso está hospedada no site www.change.org, de uma organização que diz ter o objetivo de promover a mudança social por meio de campanhas na internet.
O site já conseguiu recolher mais de 30.300 assinaturas, mas pretende chegar a 350.000. “Ela é uma mulher que merece ser tratada como qualquer outra”, diz o documento. “O tipo de órgão genital que ela nasceu ( e até mesmo o que ela possui hoje) é completamente irrelevante”.
A canadense foi desclassificada do concurso A canadense foi desclassificada do concurso Foto: Reprodução / Mirror
Segundo o site do The Vancouver Sun, uma das pessoas que assinaram chegou a argumentar que a canadense era uma mulher fisicamente e psicologicamente. “A mudança de sexo foi muito difícil, e isso faz dela uma perfeita candidata a Miss Universo”.
Apesar de desclassificada do concurso, Jenna Talackova disse que só vai liberar um comunicado oficial na próxima semana, depois de falar com o advogado.
Ainda de acordo com o The Vancouver Sun, o regulamento do Miss Universo Canadá diz que a candidata tem que ser canadense, ter entre 18 e 27 anos, não pode ser casada ou estar grávida. Mas não menciona nada sobre cirurgia cosmética, muito menos de mudança de sexo.
Jenna nasceu homem e começou o tratamento com hormônios aos 14 anos. Em 2010, a modelo foi submetida a uma operação de mudança de sexo.
– Tudo o que eu posso dizer é que eles me desclassificaram porque eu não nasci “naturalmente” – disse a canadense, em entrevista ao Vancouver Sun.
Extra Online
ENTREVISTA - 13/01/2025