João Pessoa, 17 de setembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O nascimento é um fenômeno da natureza que dá início a uma nova vida. Aquele ser é gerado durante nove meses no útero da mãe e quando chega aquele momento de maturação ele é expulso do útero materno. No ventre da mãe sente-se protegido, aquecido, nutrido e guardado com total dependência para sobreviver. Ao sair daquele santuário depara-se em contato com o mundo, com a natureza e com outros homens, que nessa primeira hora são os pais e familiares que estão ao seu entorno. Nessecontexto mantem-se protegido, acolhido, querido e amado.
Ao vir ao mundo o ser humano adentra a uma realidade que é só sua e lhe permite inicializar seu relacionamento e construir sua independência. Logo ao embrenhar-se no universo tem a necessidade de comunicar-se e para isso nasce chorando. O choro é a primeira linguagem que permite relacionar-se e estabelecer comunicação, que é utilizada pelo bebê para manifestar sua vontade e através dela conseguir emitir o que lhe faz satisfeito ou não. É a fralda que está com xixi, que eu quero que troque…. Esta posição não estou gostando. Mude de posição, etc. E assim ele vaiinteragindo com o seu ambiente, fazendo a leitura do mundo que é sua, inédita e exclusiva. Isto o torna também um ser único. Essa etapa vai evoluindo até conseguir edificar e se apropriar das palavras criando seu vocabulário semântico e através dele impor sua vontade.
A frase completa levará de dois a três anos para ser construída. Isto está a se falar do intelecto, mas a parte física também, o processo de desenvolvimento é lento e gradativo, acompanhando a evolução mental e só com um ano vai poder locomover-se sozinho. Com a harmonia dosestados físico e mental o ser humano alcança sua independência.
Ao fazer esse preâmbulo é para dizer que fomos tomados da agradável surpresa com o nascimento no dia primeiro de setembro de 2023, as 23;31, no Hospital CLINEPA, de nossa bisneta Regina. Tão pequenina já promoveu uma revolução na família. Experimentamos na vivência o seu nascimento vindo de um parto cesariana em que nasceu chorando e segundo os protocolos sanitáriosencontrava-se com plena saúde. Ficamos emocionados com a homenagem do nosso neto Antônio Carlos e de Biaem darem o nome de Regina a essa nova herdeira. O nome de um indivíduo é muito importante. É a marca de uma pessoa que o acompanhará por toda vida. É através dele que ela auto se define e passa a se distinguir em seu meio social ou profissional. Regininha já demonstra que é forte e determinada na expressão de seu choro e a cada dia é uma conquista.
Senti ao saber do nascimento de Regininha grandeemoção, que as palavras não são suficientes para descrevê-la. Isto porque Antônio Carlos já me havia dito muito antes, ainda solteiro, que se tivesse uma filha mulher colocaria o nome de Regina. E realmente, combinando e acordado com sua esposa Ana Beatriz, aconteceu e à sua primogênita atribuiu-lhe o nome de Regina. Interessante,porque eu tive o nome de Regina? Conta minha mãe Elza que ao ficar grávida, meu pai Serafim, presenteou-a com um livro que se chamava Regina, do escritor, poeta e político francês, Alphonse Marie Louis de Prat de Lamartine, (1790 – 1869), que se transformou em novela. Chegou a ser ministro da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França. Seus livros influenciaram o Romantismo não só no seu país, mas em todo mundo. Foi um dos primeiros a expressar sentimentos e motivos caracteristicamente românticos. A minha mãe apesar de poucos estudos lia muito o que a fazia superar a lacuna do conhecimento formal até porque na sua época eram poucas ou quase nenhuma mulher estudava e seguia carreira. Vivia-se só para os afazeres domésticos e ela não fugiu à regra.
Na expectativa da vinda do bebê que ainda não sabíamos o sexo ele já era curtido e amado, despertando muita ansiedade. No domingo, comemorando o aniversário de casamento, Marielza postou na face book “O bom dia do nosso domingo é com essa foto (Bia grávida com Carlito e ela) que dos últimos tempos é o melhor e maior símbolo de afeto, carinho e AMOR: “ eu e Carlito, o vovô Borrô e a vovó Mary, segurando barriga de nossa filha/nora tão amada, Bia que carrega no ventrenosso neto ou neta …. Muita emoção envolvida em uma só fotografia, esse neném já é tão amado e querido por todos nós e não temos dúvida que ele ou ela virão cheios de bênçãos. Deus vai nos honrar fazendo o parto de Bia omelhor possível, tranquilo, no tempo certo e vai trazer nosso pacotinho de amor com saúde. Não importa se falta uma semana, mais 15 dias, ou quanto seja …. Estamos prontos para assumir o papel de melhores avós para o nosso melhor presente! Obrigado Senhor por tudo! Amém!
A chegada de Regininha encheu de alegria toda a família pois do nosso lado foi a primeira bisneta, e do lado de Ana Beatriz, também. Veio com sua presença unir também as famílias e cada um procurou externar seu contentamento e satisfação a seu modo. Antônio Carlos diz: Dia 01 de setembro do ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2023 quis vir ao mundo nossa primeira filha Regina, nascendo às 23:31 para alegria de todos da família! Chegando a elaborar versos;
Pequena estrela que veio ao mundo
Trazendo esperança e amor profundo,
Em teus olhos, há um brilho de encanto.
Que Deus te guie, minha Regina,
Que sejas feliz, uma risonha menina,
Em nosso lar, és o tesouro mais santo.
Acrescentou: “Obrigado Senhor pelas bisavós que nossa Regina tem Voinho Ita, Voinha Regina e Vovó Bebeth. ” Marielza exclamou! “Nossa Netinha Regina acabou de nascer e deu um grito grande! Deus seja louvado! ” Ericka expressou: Amém! Muita saúde para a princesinha da família! Doida para conhecer já! ” Andrea:Que maravilha! Seja bem-vinda princesa Regina! Amanhã iremos conhecê-la”. Célia tia falou: “Que maravilha que anossa princesinha nasceu. Que venha com muita saúde. É linda vai ser o xodó da família”. Itapuan Filho disse: “Que Deus ilumine a nova Rainha Regina, muita saúde e alegria. ” Itapuan bisavó expressou: “R
As bisavós Otacílio e Ana Francisca, em almoço oferecido a toda família em comemoração e receptividade pela primeira visita da bisneta a sua casa, usaram da palavra e suas orações vieram carregadas de emoção, carinho e amor manifestando a alegria e contentamento em receber Regina em seu lar. Comoveram a todos os presentes. Entendem que ela é a perpetuação da família que se renova. Dr. Otacílio em sua fala chamou atençãopara a responsabilidade e as dificuldades na época de hoje, educar e encaminhar uma filha dentro dos princípios cristãs e na verdade que se acredita seja a melhor para nossos filhos. Desejaram que Regininha fosse muito feliz,que Deus iluminasse seus caminhos e que no futuro só tenhamos que nos orgulhar pela formação da mulher que se constituiu.
Ao escrever em seu álbum de registro de nascimento coloquei: O que dizer para uma bisneta em seu nascimento? As palavras são insuficientes para expressar o sentimento que vai no íntimo de meu coração. Pequeno ser que amo de paixão. Sou muito grata a Deus por proporcionar essa oportunidade em vida, de testemunhar o nascimento de Regina e ainda levando consigo o meu nome. Estou deveras emocionada. Rogo a Deus que lhe cubra de bênçãos e ilumine seus caminhos. É o que desejo do fundo do meu coração. Beijos e abraços da bisa que a ama, Regina
A vida é um livro que escrevemos dia após dia e você constitui, sem dúvida nenhuma, o mais belo capítulo de nossa história. Eu, já no ocaso da vida, quis Deus enviar você como um presente para iluminar e preencher nosso envelhecer, tornando-o mais ameno e prazeroso e constatar, na realidade, que valeu a pena ter vivido e experimentado a emoção que sentimos. Encheu-nos de alegria e contentamento. Ouvir seu choro, seu balbuciar, olhar seu rostinho…
Como se constata, cada um da família procurou expressar o que ia no íntimo de seu coração o sentimento experimentado com a chegada de Regina. Todos demonstraram o amor que dedicam a Regininha esse ser que começa a construir-se e que vai durante algum tempo depender de nós para internalizar um processo civilizatório educacional que a faça integrada à sociedade com sucesso. Com as bênçãos e princípios cristãos, ela vai aprender e isto depende de quem está ao seu entorno. O ser humano não nasce independente ele sofre um processo de aprendizado. Temos certeza que nossa bisneta pelo contexto religioso e doméstico privilegiado em que nasceu receberá a melhor educação que a fará uma grande mulher proba, de caráter e de muito sucesso, que orgulhará a todos nós familiares.
Estamos muito felizes!
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024