João Pessoa, 21 de setembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
expoente paraibano

Entenda como Soledade recebe valores milionários com a produção de leite

Comentários: 0
publicado em 21/09/2023 ás 19h17
atualizado em 21/09/2023 ás 19h19
Festival do Queijo de Soledade (Foto: Divulgação)

A cidade de Soledade, localizada no Cariri paraibano, é referência nacional na produção de queijos, um dos principais polos econômicos que sustentam o município e milhares de pessoas. A celebração dessa potência paraibana acontecerá a partir desta sexta-feira (22), com o início da terceira edição do “Festival de Queijo de Soledade”.

O evento reunirá a população e turistas para celebrar o potencial econômico, turístico e gastronômico de Soledade. Detentora de uma das maiores bacias leiteiras de todo o estado da Paraíba, quase 15 mil litros de leite são produzidos diariamente na região. O produto é embalado e comercializado através da iniciativa privada, sem depender de ações ou inconstâncias do governo.

“Hoje em Soledade entra quase um FPM a partir do leite de vaca. É um R$ 1 milhão por mês, só do leite de vaca comercializado pelos produtos de Soledade”, disse o prefeito Geraldo Moura ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio. “As pessoas começam a ter a sua própria renda e estimulam esse empreendimento rural”, continuou.

Geraldo Moura, prefeito de Soledade, no programa Hora H, da Rede Mais Rádio (Foto: Wallison Bezerra/Rede Mais)

A produção de leite e a forte concorrência leva os produtores e comerciantes da região a inovarem na hora de comercializar o produto. Uma dessas inovações é o queijo, que possui entre os favoritos dos clientes o queijo-manteiga e o queijo-coalho. Outra inovação é a produção do leite de cabra, que ganha mais comercialização após o sucesso do leite de vaca.

Geraldo destaca que essa nova empreitada com a produção do leite de cabra só é capaz com a união entre cursos profissionalizantes e uma boa relação com todo o Cariri. “Soledade faz parte hoje do programa Líder, do Sebrae, onde se encontra todos os prefeitos do Cariri, para discutir o pacto do Novo Cariri “, ressaltou.

“Que cada região, cada cidade possa fortalecer suas qualidades. Uma delas é a promoção da produção do leite de cabra. A gente está buscando transformar o leite em pó, transformar em derivados: iogurte, requeijão, as modalidades de queijo. Estamos discutindo isso dentro do pacto”, revelou o prefeito de Soledade.

Programação do 3º Festival do Queijo de Soledade

Na sexta-feira, haverá a Mostra Soledade, com exposição e venda de artigos produzidos por artesãos locais. Acontecerá simultaneamente a Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), assim como as oficinas gastronômicas. Haverá ainda concurso para a escolha do Rei e da Rainha do Queijo, um Encontro de Repentistas e o concurso ‘Gula do Queijo’, que irá premiar a pessoa que conseguir comer mais do produto em um tempo determinado. A novidade deste ano será o concurso ‘Gulinha do Queijo’, que será a disputa entre as crianças de 9 a 12 anos.

O Festival Gastronômico envolve ainda restaurantes e lanchonetes da cidade, que durante a festividade preparam opções especiais no cardápio para o tema, com alimentos à base de queijo e outros derivados do leite: creme de ricota, ricota, queijo minas, queijo de manteiga, queijo do reino, muçarela e doce de leite estão entre as variedades ofertadas no festejo.

Queijos que estarão disponíveis no Festival do Queijo de Soledade (Foto: Divulgação)

Entre as opções estão a ‘Tapioca Namaria’, que leva massa com açafrão, calda de leite de coco e gengibre; o ‘Oxente Burguer’, que tem fonduta de queijo de manteiga e lâminas de bacon; ‘El Dog’ terá pão com salsicha e carne de sol com molho gorgonzola, queijo de coalho e salada. Já o ‘Bolinho da vovó’, da Caapunga Eventos e Recepções, é feito de biomassa de banana e leva queijo de coalho.

O evento terá também apresentações musicais, com shows de Divone do Acordeon, Lucas Garcia, Jobinho Barão, Igor Lima, Artur Lima,  Everton Lima, Sanfoneiro Antônio Dantas, Fabiano e Banda e Maikel do Acordeon.

MaisPB