João Pessoa, 26 de setembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro
Já está em funcionamento, o Posto de Coleta de Leite Humano instalado no Centro Universitário UNIESP que, junto com o curso de Nutrição abrem esse espaço destinado a aprendizagem dos alunos e principalmente, para atender a comunidades. A sala fica no bloco do curso de Nutrição.
O Centro Universitário UNIESP chega aos 25 anos com uma responsabilidade e credibilidade, já somando centenas de serviços prestados a comunidade em todos seus cursos e, em especial, no investimento do potencial do aluno.
Segundo a coordenadora do curso de Nutrição professora Glória Barros de Jesus Medeiros a “Sala da Mãe Trabalhadora que Amamenta” é de fundamental importância para aquelas mães que retornam da Licença à Maternidade e não tem onde fazer a ordenha do leite para levar para casa de forma adequada.
“Toda mãe pode ser doadora do seu leite para o Banco de Leite Humano, com a finalidade de salvar vidas das crianças cuja a mãe não tem condições de amamentar, principalmente os recém-nascidos prematuros. Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio, e as taxas de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses estão abaixo do esperado. Amamentar é fundamental para o desenvolvimento infantil”, revela
Glória Barros lembra que a sala de Apoio da Mamãe é um ambiente agradável, tranquilo e higienizado para que a nutriz ordenhe seu leite e guarde. “Sabemos que uma mãe tranquila e satisfeita, trabalha e estuda de forma produtiva e calma, pois toda mãe necessita de apoio e carinho da família e do trabalho, também. Portanto, a sala servirá para a mãe guardar o leite e levar para casa, assim como, doar ao Banco de Leite Humano”.
MaisPB – Quem será beneficiado com a Sala da Mãe Trabalhadora que amamenta, a sala de Apoio à mamãe, além das alunas?
Glória Medeiros – A sala de apoio servirá para todas as mulheres da nossa instituição, e além disso faremos um trabalho conjunto com outras comunidades para conscientizar as nutrizes da importância de amamentar seus bebês e doar o leite materno aos Bancos de Leite Humano. O Banco de Leite Humano engloba as ações de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.
E estamos nessa empreitada de coragem, amor, respeito à mulher e sobretudo do cuidado às nossas crianças”
O Projeto Posto de Coleta de Leite Humano é um presente para os alunos e comunidade, com o primeiro lounge para mamãe e bebê, que dará atendimento gratuito, com profissionais capacitados para as mães, professoras, alunas e funcionárias da instituição, que também funcionará como Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) cadastrado no Ministério da Saúde.
VÍDEO - 14/11/2024