João Pessoa, 25 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Um grupo de extermínio que atuava na região de Jardim Delamare, no município de Japeri, na Baixada Fluminense, foi preso durante uma operação policial da 63ª DP (Japeri), na manhã deste domingo (25), A operação, que contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio, prendeu 11 pessoas, nove delas no Jardim Delamare, uma em São João de Meriti e uma em Duque de Caxias. As informações são da assessorida da Polícia Civil.
De acordo com o delegado Carlos Augusto da Silva, homicídios na região provocaram o início das diligências. Segundo o chefe de investigações da delegacia, inspetor Pimenta, eles ainda seriam matadores de aluguel e chegavam a executar vítimas por R$ 1 mil. “A audácia era tão grande que uma das vítimas foi morta no meio da rua em pleno domingo, às 10h da manhã”, afirmou o inspetor.
As investigações começaram há três meses, quando houve um duplo homicídio no bairro e na semana seguinte outra pessoa apareceu morta. De acordo com a polícia, o grupo marcava suas vítimas por motivos banais.
“Um rapaz roubava uma bicicleta e eles simplesmente matavam”, disse Pimenta, ressaltando que, com as prisões, espera obter ajuda da população. “Agora, com a prisão desses 11, esperamos que as pessoas denunciem. Quando íamos ao local tentar conversar com os moradores, ninguém falava nada por medo”, afirmou Pimenta.
A operação deste domingo visava cumprir 15 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão. Quatro pessoas ainda estão foragidas, mas a polícia espera chegar até elas o mais rápido possível. Os 11 presos devem ser transferidos na segunda-feira (26) para a Polinter. Eles devem ser indiciados por homicídio e formação de quadrilha, segundo a polícia.
G1
ENTREVISTA - 13/01/2025