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Hotéis sustentáveis conquistam clientes engajados e ainda economizam

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publicado em 21/03/2012 ás 18h14

Economizar água, utilizar energias renováveis e alimentos orgânicos são atitudes cada vez mais comuns em hotéis de todo o país. Atitudes que antes eram isoladas estão se tornando constantes entre empresários do setor hoteleiro. Em João Pessoa, alguns empreendimentos aplicam o conceito de sustentabilidade desde a construção, e já chegam ao mercado com itens como: placas de captação de energia solar, lâmpadas fluorescentes, sistema de reciclagem e aproveitamento do lixo utilizado por hóspedes e pela gerência do empreendimento.

Entre os administradores que aplicam o conceito de sustentabilidade na gestão de hotéis está o Grupo Nord, no comando de três empreendimentos hoteleiros, todos situados na orla da capital, entre eles o Nord Imperial Hotel, com sete anos de tradição, sendo o precursor no emprego de placas de captação de luz solar para a utilização de energia renovável entre empreendimentos da rede hoteleira de João Pessoa.

“Há sete anos, quando inauguramos o Imperial Hotel, éramos os únicos em João Pessoa a utilizar esses recursos. Fomos os precursores. Utilizamos as placas de captação em todos os hotéis que administramos, como o Nord Blue Sunset, o Nord Green Sunset e o Nord Ondas do Atlântico, localizados a beira-mar do Cabo Branco, local com ótima incidência de raios solares. Em 50% do dia utilizamos energia renovável para operar. Isso gera economia e protege o meio ambiente”, explica Patrícia Cantalice, diretora operacional e comercial do Grupo Nord.

Para incentivar os funcionários a interiorizarem o conceito de sustentabilidade e aplicarem no cotidiano de trabalho, os gestores implantam projetos internos que têm se revelado ferramentas produtivas. “Coletamos o lixo plástico, óleo de cozinha e latinhas de refrigerantes e vendemos para empresas e organizações que cuidam de materiais recicláveis. O dinheiro é revertido para os funcionários, que investem em proveito próprio”, afirma a gestora.

A busca desses empreendimentos por melhorias nesse sentido tem gerado um interesse cada vez maior busca por órgãos que regulamentam ou dão destaque aos empreendimentos. “Estamos buscando ‘selos verdes’ ou organizações que nos orientem no sentido de otimizar nosso engajamento na preservação do meio ambiente, assim como na concretização de tornar nossos empreendimentos sócio-ambientalmente responsáveis”, explica Daniel Rodrigues, diretor administrativo do Grupo Nord.

O despertar para a preservação do meio ambiente é mais visível tanto nos meios de comunicação como entre os empresários de vários ramos da economia. Produtos, restaurantes e até os hotéis “conscientes” podem se beneficiar ostentando um certificado ou um selo que comprovem o engajamento na preservação da natureza e seus recursos não renováveis.

“Os restaurantes dos nossos hotéis mantêm a utilização de produtos exclusivamente de origem orgânica na composição dos cardápios. Nossos clientes têm a consciência de que os ingredientes são saudáveis e livres de agrotóxicos. O custo não é alto e vale a pena agregar esse valor à nossa cozinha”, enfatiza Patrícia.

A opinião é confirmada pela psicóloga Janayna Rodrigues que, apesar de não ter se hospedado no hotel, já almoçou em um dos restaurantes da rede, localizado no Nord Blue Sunset. “Além de a comida ser de alta qualidade, desde a apresentação do prato até o padrão internacional do menu, saber que os ingredientes são livres de produtos que podem ser prejudiciais à saúde é algo que nos convida a voltar. A maioria dos restaurantes não oferecem esse cuidado com a saúde do consumidor”, termina a cliente.

Assessoria de Imprensa