João Pessoa, 19 de novembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Argentina tem um novo presidente. O economista Javier Milei, candidato da oposição, venceu as eleições neste domingo (19). Milei é do partido A Liberdade e representa a extrema-direita na disputa.
Os números ainda não foram oficialmente divulgados, mas Sergio Massa, candidato da coligação governista e atual ministro da Economia, reconheceu a vitória de Milei em discurso.
A vitória foi uma virada, já que no primeiro turno Milei ficou em segundo lugar, atrás de Massa.
O presidente brasileiro Lula (PT) se manifestou sobre o resultado das eleições na Argentina. O eleito foi o candidato da extrema-direita Javier Milei.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu.
Aos 52 anos, Milei será o 52º presidente do país e terá que enfrentar a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, dois quintos da população vivendo na pobreza e forte desvalorização cambial. Desafios agravados por uma dívida externa bilionária e pela falta de reservas internacionais.
Durante a campanha, ele encampou propostas radicais para atacar esses problemas, como promover a dolarização da economia Argentina e acabar com o Banco Central do país.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024