João Pessoa, 16 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
As autoridades de Bangladesh recuperaram mais três corpos de vítimas do naufrágio de um barco de passageiros que aconteceu na terça-feira, o que eleva a 142 o total de corpos resgatados até agora, informou uma fonte policial à Agência Efe.
"A operação de resgate está praticamente finalizada, mas ainda é possível que apareça boiando algum outro corpo", explicou o superintendente da Polícia do distrito de Munshiganj, Shahab Uddin.
O responsável policial acrescentou que de acordo com os cálculos oficiais a embarcação acidentada transportava 180 pessoas, das quais 35 sobreviveram, por isso que a busca por corpos está praticamente completa.
A tragédia aconteceu na madrugada de terça-feira, quando um navio cargueiro de petróleo colidiu com o barco de passageiros, que afundou nas águas do rio Meghna enquanto passava pela região de Char Kishori, no centro do país.
Os restos do barco foram localizados na tarde de terça-feira a uma profundidade de 20 metros, mas as autoridades conseguiram arrastá-lo a águas menos profundas.
O transporte fluvial é chave na economia de Bangladesh, um país cortado por grandes rios e canais cuja superfície se encontra quase ao nível do mar.
O mau estado das embarcações e as precárias medidas de segurança são motivo frequente de acidentes.
Segundo dados da Autoridade Nacional de Transporte de Águas Fluviais em Bangladesh, entre 1977 e 2010, um total de 4.047 pessoas morreram em 396 acidentes nos rios.
As investigações após os acidentes descobriram que em muitos casos os navios transportavam mais passageiros que o permitido.
Folha
OPINIÃO - 22/11/2024