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Black Friday: lojas antecipam promoção e Procon reforça fiscalização contra fraudes

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publicado em 21/11/2023 ás 17h15
atualizado em 21/11/2023 ás 17h48

A tradicional Black Friday está chegando e os preparativos para esse evento de final de ano tão esperado pelos consumidores já começaram. A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, explicou, na tarde desta terça-feira (21) ao Portal MaisPB, como está funcionando a operação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor para esta edição. O evento está marcado para a próxima sexta-feira (24), no entanto, equipes do programa já estão em campo desde semana passada para fiscalizar as empresas.

Algumas lojas, inclusive, começaram seu período de promoções já no início desta semana. Nesse sentido, Késsia alertou para uma lei estadual que protege o consumidor: “Dois dias antes do início da Black Friday, a empresa que participar da promoção deverá disponibilizar quais produtos irão estar incluídos e a quantidade, para o consumidor verificar o preço de antes e o atual “, avisou.

Durante o período da promoção, o Procon-PB vai permanecer de plantão para orientar e registrar as denúncias dos consumidores, além de fiscalizar cada caso concreto. A superintendente também lembrou da importância de verificar a política de troca de cada empresa, já que pelo código de defesa do consumidor só poderá ocorrer a troca caso produto venha com defeito, passe pela assistência e o mesmo não seja corrigido.

Já no âmbito das compras virtuais, o consumidor possui o direito de arrependimento, nesses casos, o cliente poderá refletir se deseja continuar com o produto em até 7 dias. Todas as despesas de devolução devem ser pagas pela loja fornecedora. Késsia também alertou para as compras online: “É importante ficar atento se o site é seguro, verificar se começa com “https”, as opiniões de outros consumidores, o “Reclame Aqui”, além do cadeado na aba do navegador”, explicou.

No dia da Black Friday, todas as sedes do Procon na Paraíba estarão focadas em casos específicos desta promoção. Para qualquer tipo de denúncia relacionada ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, basta ligar para o número 151, ou mandar mensagem pelo WhatsApp (83) 98863-5284.

João Pedro Gomes – MaisPB

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