João Pessoa, 01 de dezembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DEZEMBRO LARANJA

Campanha contra câncer de pele começa a partir de amanhã em Campina Grande

Comentários: 0
publicado em 01/12/2023 ás 13h54
atualizado em 01/12/2023 ás 13h55

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) irá realizar, a partir de amanhã (02), em Campina Grande, um mutirão de consultas e cirurgias dermatológicas. A ação será realizada em parceria com o Hospital Universitário Alcides Carneiro em alusão ao início da campanha do “Dezembro Laranja” e possui o intuito de atender a 300 pacientes.

Os interessados precisam ser maiores de 18 anos, moradores de Campina Grande, portarem o cartão do SUS e apresentarem lesões características de câncer de pele. O atendimentos serão feitos durante toda a manhã, das 7h30 às 11h, no HUAC-Caese (Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino), sendo realizadas consultas com dermatologistas e profissionais de saúde voltadas a pacientes que apresentem risco de câncer de pele.

Além dos atendimentos, acontecerão cerca de 140 cirurgias para retirada dos tumores de pele, realizadas pela equipe de cirurgia, com especialistas em cirurgia plástica e em cirurgia de cabeça e pescoço.

O que é o câncer de pele?

O câncer da pele corresponde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. Isso significa que 1 em cada 4
novas ocorrências de câncer no Brasil, é um tumor de pele. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, entre 2023 e 2025, a cada ano surjam mais de 220 mil casos de câncer de pele não melanoma, enquanto para o melanoma são esperados quase nove mil casos por ano.

MaisPB