João Pessoa, 07 de dezembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A estátua de Iemanjá, localizada na Praia do Cabo Branco, litoral de João Pessoa, teve processo para realocação discutido durante audiência do Ministério Público da Paraíba, na última terça-feira (5). A sessão também tratou temas como racismo religioso e depredações anteriores do monumento.
Ao fim da audiência, ficou definido que os movimentos negros irão encaminhar para o MPPB, até a próxima semana, uma cópia do projeto de construção para uma nova estátua de Iemanjá e a realocação dela para o Largo de Tambaú. O plano de construção havia sido elaborado durante o ano de 2017, no entanto, não foi executado pois não atendia às reinvindicações dos movimentos.
A promotora Fabiana Lobo esclareceu que a Promotoria havia recebido uma reivindicação de representação de Comunidades de Terreiro no sentido de que fosse cumprido projeto elaborado, mas ainda não executado, em gestão municipal anterior. Ainda de acordo com a promotora, nesse projeto, conforme o informado, haveria a construção de nova estátua e relocação dela para o Largo de Tambaú, uma vez que, conforme as representações religiosas, se a estátua permanecer no mesmo local seria facilmente atingida por atos de racismo religioso.
Ficou definido que, nesta quinta-feira (07/12), uma comissão de representantes religiosos irá à Seplan para abertura de processo administrativo com as reivindicações trazidas na audiência sobre a construção da nova estátua de Iemanjá e sua realocação para o Largo de Tambaú.
MaisPB
- 12/11/2024