João Pessoa, 09 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O governo brasileiro pediu ao México para limitar o valor das suas exportações de automóveis para o Brasil para cerca de US$ 1,4 bilhão para os próximos três anos, de acordo com a agência de notícias Reuters. A requisição faz parte de um conjunto de demandas que visam a renegociação do acordo comercial automobilístico entre os dois países.
A agência Reuters afirma que teve acesso a uma carta datada 8 de março (esta quinta-feira) destinada à chanceler mexicana Patricia Espinosa e ao ministro da Economia Bruno Ferrari. Nela, Brasília argumenta que a cota foi estabelecida pelo valor médio anual das exportações de automóveis mexicanas para o Brasil nos últimos três anos.
A carta brasileira disse que os dois lados haviam chegado a um entendimento para definir os termos de revisão do acordo desta sexta-feira (9). O governo mexicano não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.
A reportagem entrou em contato com o Itamaraty, que por ora decidiu não se pronunciar a respeito. Já o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) diz que não irá se posicionar sobre o caso até que ocorra um acordo entre as partes.
Em validade desde 2002, o acordo isenta veículos da taxa de importação de até 35%, cobrada sobre carros de fora do México e do Mercosul.
G1
OPINIÃO - 22/11/2024