João Pessoa, 07 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Apple deve apresentar nesta quarta-feira (7) em um evento nos Estados Unidos uma nova versão do iPad, o tablet mais vendido em todo o mundo.
No final de fevereiro a empresa enviou à imprensa o convite para um evento marcado para hoje.
– Nós temos algo que você realmente deve ver. E tocar.
Há alguns meses rumores dão conta de um novo iPad, mas não se sabe nem mesmo o nome do provável novo modelo que pode ser chamado de iPad 3, HD ou 2S.
O lançamento acontece um ano após a apresentação da segunda geração do tablet, que aconteceu em 2 de março de 2011 e contou com a presença de Steve Jobs, fundador e executivo-chefe da Apple morto em outubro do ano passado.
Neste ano, as novidades devem ser mostradas por Tim Cook, sucessor de Jobs.
Até o início das vendas do iPad 2 a companhia havia vendido cerca de 19 milhões de unidades do aparelho. A estimativa do mercado é que até dezembro do ano passado as vendas totais desde o lançamento do tablet, em 2010, ultrapassaram a marca de 55,2 milhões de aparelhos.
O iPad 2 começou a ser vendido nos Estados Unidos no dia 11 de março de 2011 e chegou ao Brasil em 27 de maio do mesmo ano por ao menos R$ 1.649.
De acordo com o blog especializado 9toMac, a Apple deve apresentar o novo iPad com 16 GB, 32 e 64 GB, exatamente como nas versões anteriores. Os preços, nos EUA, devem ser os mesmos do iPad 2, segundo o site.
Em se tratando de um dos produtos de maior sucesso no mundo da tecnologia, a imaginação vai longe. Boatos falam em um novo iPad sem seu único botão físico, com projetor embutido e ainda sistema NFC, que permite transformar o tablet em uma máquina de pagamento “inteligente”.
Consultando fontes americanas e asiáticas envolvidas no processo de produção do novo iPad, a imprensa e especialistas americanos apostam em mudanças menos radicais, como uma tela com maior definição, câmeras mais potentes e processador mais rápido.
Saiba as possíveis novidades do próximo iPad:
Retina display
A tela do novo iPad pode dar um grande salto em relação a que existe no modelo atual. A tela ser do tipo retina display, como a do iPhone 4S. A resolução pode dar um grande salto, para 2048 x 1536 pixels, contra 1024 x 768 do iPad 2. A nova resolução deve tornar as imagens, jogos e filmes ainda mais nítidos.
4G
O novo modelo pode ter suporte para funcionar na rede 4G, a banda larga móvel ultrarrápida.
Siri
O serviço de comando por voz que funciona como um assistente pessoal da atual versão do iPhone deve chegar também ao tablet da Apple.
Câmeras mais potentes
O primeiro iPad não tinha câmera. A segunda geração ganhou duas câmeras, uma frontal e outra traseira para serem usadas em videoconferências por meio do recurso FaceTime. A terceira geração deve ganhar câmeras com maior resolução, de 8 megapixels.
Processador quad-core
Mais potente que o dual-core presente no iPad 2, permitindo que o tablet execute todas as funções de maneira mais rápida.
Modelo menor e mais barato
Um modelo mais barato e menor, com cerca de 8 polegadas – contra 9,7 do iPad 2 – seria uma novidade importante na briga da Apple com concorrentes como o Kindle Fire, da Amazon, e o Galaxy Tab, da Samsung, ambos com tela de 7 polegadas.
R7
OPINIÃO - 22/11/2024