João Pessoa, 06 de janeiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O impossível volta a ser impossível? Não, é possivel que o impossível não exista. Até hoje, meio mundo de gente diz que o homem não foi a Lua. Em meio a surtos, a lógica dos pés no chão, dizem que sim, o homem pisou à lua. Ora, que conversa besta.
O ano passado, a Índia pousou um robô na Lua e a NASA deu uma rasteira trazendo amostras de um asteroide à Terra. Do alto, nunca se diz Terra à vista.
Quanto mais se espalha que o homem não pisou na lua, Eça ou esses, têm uma aparência lunática. Claro que o lunático já foi a lua. Não, tira Eça da viagem.
Eu li que além disso, (disso o quê?) cometas verdes e eclipses solares ocultos encantaram observadores atentos, até que SpaceX lançou foguetes, e Japão, Europas, França e Bahia, colocaram telescópios em órbita. É muito delírio, mas é verdade. Eu juro!
2024 promete. Vai rolar uma emocionante exploração espacial, com diversas missões. A maior expectativa está no ProjetoK que vai continuar filmando casas abandonadas via satélite. Ops, brincadeira tem hora.
O projeto Artemis da NASA, com a missão Artemis II agendada para novembro, levará astronautas ao redor da Lua, marcando o retorno de humano à vizinhança lunar. Eita! Não seria o Retorno de Jedi, pegando o imperador no flagra supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte, enquanto Luke Skywalker liberta Hans Solo e a Princesa Leia das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias? Quero ver quem vai dizer que é mentira. Aliás, a gente não mente, a gente aumenta. É assim mesmo, saudoso Contardo Calligaris?
Tal missão me parece ser crucial para o ambicioso Artemis III, que visa pousar americanos na Lua nos próximos anos, desenhando um novo capítulo na exploração espacial. Deve ser uma loucura pousar na luz e não encontrar São Jorge, a quem tanto peço seu dragão emprestado.
E não é só a NASA que está de olho na botique satélite natural: neste ano, a SLIM, Astrobotic e a Intuitive Machines tentarão pousar por lá e todos serão felizes para sempre.
A China que não é besta, está planejando sua quarta missão lunar, Chang’e-6. Ou seja, a lua nasceu para todos, já o sol está torrando nossa paciência. Somos chineses?
A supremacia dos foguetes da SpaceX. Vulcan, Ariane 6, H3 e New Glenn surgem como concorrentes, enquanto os veículos Dream Chaser e Starliner podem contribuir para a atividade na Estação Espacial Internacional. Poxa, “altamente” delirante. Lembram de altamente?
Céus! Teremos também um aumento nas missões evangélicas, católicas, umbandistas espaciais privadas e uma variedade de propostas inovadoras e, até mesmo um self sercice na Lua Meu, imagina comer um escalopinho de filé à moda de Neil Armstrong no espaço sideral da canção do Caetano Veloso Não falta acontecer mais nada.
Esqueçam os Anéis de Saturno que a viagem agora será à Lua de Júpiter e a missão Hera, que não é a patroa de Zeus, vai estar por lá espiando do Olympio, que fica acima do planeta Marte, aliás, mártir é o marido de Marta
Sei lá, eu gosto mesmo é das Luas, Luanas e da angolana Luanda.
Kapetadas
1 – O homem era o único animal que ria. Hoje, rincha.
2 – Instaurar uma CPI para investigar um padre só pode ser conto do vigário. É verdade, o noticiário esqueceu padre Egidio.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024