João Pessoa, 05 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Turismo

Empresas do ramo turístico criam roteiros originais que caem no gosto do turista brasileiro

Comentários: 0
publicado em 05/03/2012 às 18h47

Fazer turismo como se fosse um nativo, sem ter pisado no local, já é possível. Empresas do ramo estão se especializando nessa demanda e oferecem aos clientes roteiros diferenciados e exclusivos para aqueles que desejam fazer uma viagem inesquecível, onde poucos turistas já estiveram. Países e lugares conhecidos mundialmente ganham um novo olhar dos próprios agentes de viagem que estão colocando o “pé na estrada” antes dos próprios turistas. Apesar disso, os destinos maduros continuam na carta de opções para os clientes que podem optar, também, por viagens a locais consagrados como destinos turísticos.

“Funciona como uma pesquisa de campo. Temos pessoas específicas na empresa para viajar a diversos destinos e passar vários dias na localidade, conversando com moradores e conhecendo pontos diferentes dos que são oferecidos comumente pelas agências de viagem. Os roteiros têm sido bem aceitos, por todas as classes sociais e idades. São pessoas que procuram inovar em suas viagens, ter momentos e registros de lugares por onde poucos turistas já passaram”, explica Isaac Batista, proprietário da Mais Brasil Turismo, empresa de João Pessoa que tem como uma de suas especialidades esse tipo de destinos.

Apesar de ser referência na criação de roteiros exclusivos, a Mais Brasil Turismo também oferece diversas opções para o cliente que não tem vontade de sair da rotina. “Além de destinos comuns, podemos criar um roteiro na hora, de acordo com os anseios do cliente. No próprio site, o turista encontra o ‘Monte sua Viagem’, onde preenche um formulário com o destino desejado, como quer chegar ao local e por onde quer passar. A partir de então, sugerimos roteiros previamente explorados para incrementar a viagem”, disse o empresário.

Um bom exemplo desse diferencial que a empresa oferece aos clientes é a viagem para a Flórida, referência por conter os famosos parques da Disney World. Ao invés de passar por lugares já conhecidos em Orlando, a empresa destaca peculiaridades da beleza natural no roteiro. “Levamos nossos clientes aos parques naturais da Flórida, como o Everglades, onde é possível observar crocodilos e a fauna de áreas alagadas. Parques com nascentes também são opções agradáveis onde os turistas podem fazer mergulhos, passeios de caiaque e observações de ‘manatees’, que são peixes-boi. Na região, a cidade histórica St. Augustine, uma das primeiras cidades dos EUA, é um ótimo local para visitar. Além disso, pode-se navegar entre as ilhas, terminando com um piquenique na região de Winter Park”, sugere Isaac.

A ida ao Peru é uma sugestão exclusiva de viagem, mesmo seguindo uma parte de trajeto por lugares consagrados pela visitação turística. A Mais Brasil oferece três tipos de pacotes para o país, já com data marcada para setembro de 2012. Há opções com extensões do trajeto para a Cordilheira Blanca, que ainda é pouco disseminado como destino, e as Trilhas Incas, para os aventureiros. Os preços dos pacotes têm pagamento facilitado e podem ser divididos em até dez prestações.

Outro pacote com data marcada para saída no final de setembro deste ano leva o turista para conhecer os encantos do Chile. Além das opções do roteiro original, que também são elaboradas especialmente ao gosto do cliente, ainda se pode optar por fazer uma expedição ao Salar de Yuni, localizado na Bolívia, local oferecido como opcional para quem desejar estender a viagem.

No site da empresa, é possível navegar pelas três opções de roteiros: os nacionais, os internacionais e as expedições. No tópico “expedições”, a empresa oferece excursões, trekkings e caminhadas para locais que passam longe de destinos turísticos maduros, como a Europa. São roteiros que podem ter 15 dias de duração e levar à travessia de países e cidades, já incluindo todo o material de acampamento e equipamentos para escaladas, além de guias especializados em trilhas.

O cuidado e a responsabilidade com os roteiros das expedições a lugares inóspitos, a exemplo do Deserto do Atacama, da Patagônia ou mesmo o Monte Roraima (considerado o local que recebeu menos contatos humanos no Brasil), entre outros, são preocupações constantes das agências de viagens. De acordo com Isaac Batista, é necessário ter muita experiência no ramo para garantir a segurança dos clientes.

“Nós fazemos a preparação adequada de acordo com o perfil da viagem, mas não são todas as expedições que necessitam desse preparo especial. Normalmente, qualquer pessoa pode se aventurar nesses destinos. Existem as travessias e subidas a pé, que necessitam de certo condicionamento físico, nesses casos, orientamos os viajantes e fazemos o acompanhamento físico e de saúde dos mesmos com uma equipe especializada”, afirma Isaac, lembrando que a empresa possui parceiros com renome nacional como a FreeWay, uma das maiores empresas do ramo de turismo ecológico do país.

Segundo Ives Batista, um dos sócios da empresa, os roteiros exclusivos e exóticos têm saídas regulares na Mais Brasil, o que sinaliza uma mudança de concepção e gosto do viajante. Outro fato que demonstra essa mudança é a procura acentuada pela Ásia nos últimos anos para locais como a Tailândia, o Vietnã e o Camboja. “Não são roteiros convencionais, normalmente os viajantes se informam sobre esses locais com outras pessoas que já estiveram por lá. Na Mais Brasil, se o cliente quiser conversar com alguém que visitou o local, os próprios atendentes são as pessoas mais indicadas. Não precisa encontrar um amigo ou seguir dicas de internet”.

Assessoria de Imprensa