João Pessoa, 15 de janeiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
The Best

Com vitória de Messi, brasileiros ganham prêmios em premiação da Fifa

Comentários: 0
publicado em 15/01/2024 ás 18h24
Fotos: Adrian Dennis/AFP e Reuters

O argentino Lionel Messi foi eleito, neste início de noite de segunda-feira (15), o melhor jogador do mundo, de acordo com a Fifa. O campeão mundial e ex-jogador do Barcelona e PSG, por outro lado, não estava presente no evento. Os brasileiros Vinícius Jr., Éderson, Marta e Guilherme Madruga, além de lendas da Seleção, também conquistam prêmios.

A premiação do “The Best” ocorreu em Londres, com a presença de diversas personalidades do futebol masculino e feminino. O evento é organizado pela Fifa, maior órgão do esporte no mundo. Em outubro do ano passado, um outro prêmio relevante, a “Bola de Ouro”, da Revista France Football, premiou os melhores da temporada.

O resultado da premiação da Fifa repetiu a dose com a vitória de Lionel Messi, agora oito vezes melhor do mundo pela entidade mundial. A vitória do argentino, porém, gerou reações negativas, pois o período avaliado para o prêmio foi após a Copa do Mundo 2022. Além disso, o atleta não estava no local para receber o troféu, que foi aceito pelo ex-craque Thierry Henry. Pelas mulheres, a jogadora Aitana Bonmatí, da Seleção Espanhola e Barcelona.

O Brasil também foi um dos protagonistas do evento. Éderson venceu o prêmio de melhor goleiro do mundo, enquanto Vinícius Jr. entrou na seleção dos 11 melhores da temporada. Além disso, Guilherme Madruga, recém contratado pelo Cuiabá, recebeu o prêmio Puskas, pelo gol mais bonito do ano, durante uma partida que defendia a camisa do Botafogo-SP.

Não só premiações, mas também homenagem a brasileiros na cerimônia. O futebol brasileiro foi premiado pela luta contra o racismo no futebol. A ação feita em amistoso contra Guiné, em junho de 2023, levou o prêmio Fifa Fair Play em um reconhecimento pela luta contra o racismo. Cafu, Roberto Carlos, Júlio Cesar, Ronaldo Fenômeno, Belletti e Roque Júnior receberam troféus.

Outra homenagem foi direcionada à jogadora Marta, brasileira seis vezes melhor jogadora do mundo. Ela foi homenageada pela Fifa, que também confirmou o prêmio “Marta”, para o gol mais bonito da temporada feito por uma mulher.  “Isso é, sem dúvida, uma grande motivação para que continuemos evoluindo. E, quem sabe, não jogar mais uma Olimpíada”, disse a brasileira.

MaisPB