João Pessoa, 03 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PATRIMÔNIO

Vereador pede aos Associados que acervo do DB fique em CG

Comentários: 0
publicado em 03/03/2012 às 10h16

 O vereador campinense Antônio Pereira ( PMDB) entregou na sexta-feira (2) documento ao gerente executivo dos Associados em Campina Grande, Marcelo Antunes, pedindo uma audiência entre a direção dos Associados no Nordeste e a comissão formada a partir da sessão extraordinária que discutiu a permanência do acervo do Diário da Borborema, na cidade. À época, a sessão extraordinária foi uma propositura do vereador Antônio Pereira, um dos que encampou a luta pela permanência do acervo na Rainha da Borborema.

O parlamentar revelou que vai esperar uma data para que a comissão possa se reunir com os diretores dos Associados, a fim de discutir a permanência do acervo fotográfico e jornalístico do Diário da Borborema em Campina Grande.

“A Câmara de vereadores resolveu formar uma comissão para manter dialogo e negociação com a direção dos Associados no Nordeste, a fim de preservar os arquivos na cidade”, observou.

Antônio Pereira salientou que o objetivo é buscar uma solução para que a história de Campina Grande seja preservada, já que o acervo em outra localidade perderia funcionalidade, sobretudo para a comunidade acadêmica, para o poder legislativo, para os historiadores e para a sociedade em geral.

“O momento é de sensibilizar a direção dos Associados, no sentido de preservar a história de Campina Grande tão bem relatada pelo Diário da Borborema ao longo desses mais de 50 anos. Precisamos preservá-lo, pois é um Patrimônio Cultural, político e econômico de nossa cidade, fonte riquíssima de pesquisa, reconhecida pelo povo de Campina Grande”, observou Pereira.

Ele lembrou ainda o compromisso e a intenção da Universidade Estadual da Paraíba em gerenciar o acervo, a partir do curso de Comunicação Social, deixando-o como fonte de pesquisa.

A comissão é composta pela reitora Marlene Alves; o reitor da UFCG, professor Thompson Mariz; o professor Mário Vinícius; o jornalista Júlio César Gomes de Oliveira; o pesquisador e historiador Júnior Flor; o também historiador Thomas Bruno; e os vereadores Antonio Pereira, João Dantas, Olímpio Oliveira, Pimentel Filho e Ivonete Ludgério.

MaisPB

com assessoria