João Pessoa, 02 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA CAPITAL

Fundac abre sindicância para apurar morte do funcionário

Comentários: 0
publicado em 02/03/2012 às 19h50

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), responsável pelas unidades de ressocialização de jovens e adolescentes em conflito com a lei, já abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias que levaram à morte um funcionário da Fundação, segundo assegurou a presidente da instituição, Cassandra Figueiredo, nesta sexta-feira (2).

Segundo Cassandra, nesta sindicância interna, da qual também participa o setor jurídico da Fundac, já foram ouvidas as pessoas envolvidas nos fatos que levaram à morte de Edson Mota, então com 54 anos, motorista da Fundac há vários anos. A presidente afirma o compromisso de investigar e colaborar para que todas as circunstâncias sejam esclarecidas. a A Delegacia de Homicídio, sob tutela do delegado Antonio de Arruda Brayner Neto, é a responsável pelo inquérito policial.

A assessoria de imprensa da Fundac forneceu mais detalhes sobre o caso, desmistificando informações que estão sendo divulgadas em alguns veículos de comunicação do Estado. Os fatos confirmados até agora são que o crime aconteceu nessa quinta-feira (1º), por volta das 17h, em Mangabeira. O carro levava mais quatro pessoas: dois monitores (que são agentes socioeducativos) e os dois adolescentes.

Eles voltavam do hospital Ortotrauma, também em Mangabeira, onde os dois adolescentes foram atendidos – ambos estavam enfermos, o que se comprova pelo receituário. O carro da Fundac foi interceptado por outro veículo, com três homens, que resgataram os dois adolescentes, atiraram no motorista e fugiram. O tiro atingiu a cabeça do funcionário Edson Mota.

Cassandra também informou que o transporte de adolescentes para atendimento médico é de praxe e que o atendimento médico era necessário, correndo a Fundação o risco de punição legal. A presidente garante que, após a sindicância, um relatório será encaminhado ao Ministério Público para outras providências.

O senhor Edson Motta foi velado hoje na Associação dos Atletas, em Mangabeira, e o sepultamento aconteceu às 16h, no cemitério Boa Sentença, em João Pessoa.

Medidas de segurança e ressocialização – Antes do doloroso episódio, a Fundac previa, ainda para este mês, a realização de seminários para a construção do plano de segurança nas unidades de ressocialização de jovens e adolescentes em conflito com a lei do Estado da Paraíba.

Cassandra disse que dois importantes convênios para a ressocialização de jovens foram firmados este ano. Ambos fazem parte do Plano Acordo Social, lançado em 2011 com o objetivo de viabilizar parcerias para a profissionalização e a educação dos jovens.

Um deles é um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que consta da capacitação dos jovens em empresas que confeccionam placas de carro. O segundo é com uma associação de supermercados e também contempla o treinamento dos jovens para trabalhar em setores diversos dessa atividade comercial.
 


Secom PB