João Pessoa, 29 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Direito

Caravana da verdade: população recebe atendimento jurídico gratuito

Comentários: 0
publicado em 29/02/2012 às 19h21

Tirar dúvidas sobre direito e orientar pessoas sobre como proceder diante de problemas com a Justiça. Este é o principal foco, além do estudantil que a Fesp Faculdades procura atingir com a participação na Caravana da Verdade, promovida pelo Sistema Correio de Comunicação. O evento, que terminou na tarde desta quarta-feira (29), aconteceu no bairro de Mangabeira IV e teve a participação de seis estudantes de Direito da faculdade, assim como professores da instituição.

Os alunos que participam da Caravana são voluntários ou cursam a disciplina de execução penal, prática e assistência jurídica além de terem cursado, no mínimo, até o sétimo período. “É uma grande oportunidade para retribuirmos à sociedade o que aprendemos em sala de aula. O advogado deveria se misturar mais com a população, pois o profissional preso no escritório deixa de conhecer a realidade da sociedade e deixa de fazer uma reciclagem de conhecimento”, disse o estudante do 10º período, Salatiel Ramalho.

Para a coordenadora da ESMAJ – Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Fesp Faculdades, Débora Petre, exercitar o que se aprende em sala de aula é importante para a formação do aluno e é bem aceito pela maioria dos estudantes que procuram o voluntariado. “É o direito vivo. Tudo que se aprende em sala de aula é aplicado durante as quatro horas que prestamos atendimento à população na Caravana. Em função da diversidade dos problemas que resolvemos e por atendermos a população de baixa renda, o número de alunos que se interessam em participar é muito grande. Eles têm interesse em aplicar o que aprendem a serviço da população”, disse a coordenadora.

A utilidade púbica do serviço foi comprovada pela funcionária pública, Eliane Maximiano que passou pelo stand e tirou algumas dúvidas com uma aluna da faculdade. “Estava passando e resolvi verificar como está um processo que estou movendo na Justiça. Fui muito bem orientada pela aluna que demonstrou segurança no assunto”, confirma a funcionária que foi atendida pela aluna do nono período, Mariana Vasconcelos.

Nesta edição do evento, cerca de 50 pessoas foram atendidas no stand da Fesp Faculdades, sendo que 10 processos serão acompanhados e encaminhados à justiça. De acordo com os alunos que participaram da Caravana, os casos mais comuns atendidos pelos estudantes são relacionados a direito de família e do consumidor. “Os casos são acompanhados até a última instância pelos alunos. Caso ele se forme, o assessorado é passado para outro estudante, nunca ficando sem acompanhamento”, explicou Débora Petre.

Assessoria de Imprensa