João Pessoa, 16 de fevereiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Francisco Leite Duarte é Advogado tributarista, Auditor-fiscal da Receita Federal (aposentado), Professor de Direito Tributário e Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Direito econômico, Doutor em direitos humanos e desenvolvimento e Escritor. Foi Prêmio estadual de educação fiscal ( 2019) e Prêmio Nacional de educação fiscal em 2016 e 2019. Tem várias publicações no Direito Tributário, com destaque para o seu Direito Tributário: Teoria e prática (Revista dos tribunais, já na 4 edição). Na Literatura publicou dois romances “A vovó é louca” e “O Pequeno Davi”. Publicou, igualmente, uma coletânea de contos chamada “Crimes de agosto”, um livro de memórias ( “Os longos olhos da espera”), e dois livros de crônicas: “Nos tempos do capitão” …

Professora Maria Luiza

Comentários: 0
publicado em 16/02/2024 ás 07h00
atualizado em 15/02/2024 ás 20h16

Os professores  Alex Taveira, Talden Farias e Leonam Liziero tiveram a feliz ideia de organizar um livro sobre temas de estudos da jurista paraibana Maria Luiza Alencar Mayer Feitosa.

Trata-se do livro “Democracia e desenvolvimento”, prefácio de António José Avelãs Nunes, Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra, ex-Reitor da Universidade de Direito.

O acerto da homenagem está na pessoa e na obra, se é que se possa separar sujeito e objeto, um amálgama entre a professora e suas pesquisas.

Dividido em cinco partes (Meio Ambiente, Águas e Smart Cities, Direito Econômico, Cidadania e Cultura e Políticas Públicas), o livro, com 457 páginas, traça um panorama  sobre as principais preocupações de investigação dessa notável intelectual brasileira.

A Professora é uma das mais competentes pesquisadoras da Ciência jurídica em Direitos humanos e Desenvolvimento, Ambiental e Econômico. Tem sorte o CCJ da UFPB ter a Dra. Maria Luiza em seus quadros. Nela, a homenageada é/foi aluna, professora, diretora, pró-reitora, pesquisadora…

Como ela, sertanejo, democrata, jurista e crítico, eu escreveria, facilmente, 457 páginas para reconhecer os méritos da comadre, mas como sou suspeito (uma mentira deslavada), retiro-me e deixo, para homenageá-la, um breve resumo do seu ‘confidente científico’, o ex-ministro de Portugal Avelãs Nunes:

“Sempre entendeu que fazer discípulos não é fazer clones de si mesmo, meros repetidores das ideias do Mestre. A Professora Maria Luiza é respeitada pelos seus discípulos – que agora promovem esta homenagem à sua Professora – porque ela foi para eles um exemplo de trabalho honrado, de humildade científica, de liberdade de pensamento, de empenhamento na vida universitária e na gestão universitária e sempre lhes concedeu inteira liberdade de investigação e inteira liberdade de pensar pela sua própria cabeça, ajudando-os a seguir o seu próprio caminho.”

Um mar de compromisso, responsabilidade, ética e sabedoria. Avante.

@professorchicoleite

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também