João Pessoa, 19 de fevereiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

O Camarote 4.8 de Fábio Bernardo vai bombar nesta quinta-feira, na web e no Espaço LUZZco

Comentários: 0
publicado em 19/02/2024 às 10h31
atualizado em 19/02/2024 às 09h24

 

Kubitschek Pinheiro

Fotos – Thayse Gomes

 

Os convites estão espalhados entre amigos e parceiros. A festa promete. Será nesta quinta-feira, às 19h, no Espaço LUZZco, na ladeira que desce do Altiplano para o mar do Cabo Branco.

Abraços e beijos nesse encontro de encantos de registros de milhares de seguidores, que compartilham a vida e o trabalho do jornalista Fábio Bernardo. Ele armou o Camarote 4.8 para anunciar que está chegando a meio século, quase todo de trabalho. O cara é foda.

É um camarote lunar e a sacada é essa mesmo, com banda tocando tudo, inclusive as marchinhas intermináveis de Carnaval. Ué, o carnaval já acabou? Não, está tudo no País do Carnaval de Jorge Amado, publicado em 1931.

Em publicações repletas de afetos, o jornalista FB  é um profissional multiplicado. Todo ano os parceiros festejam o respeitado  colunista.

FB assina há muito tempo a primeira postagem do dia para que todos precisamos avançar – é uma mensagem pra si e para todos nós.

Eles & elas, seres ou não seres

CONFIRMADO! Sabe quem vem?  O indispensável @dj.zepedro  uma avalanche de sons da festa CAMAROTE 4.8, que marcará o aniversário do editor @fabiobernardo,  – ainda em clima de Carnaval. Sim, Zé Pedro é autor do livro “Mela Cueca – As canções de amor quer o mundo esqueceu”, com selo da editora @garotafm

Saca o Ramonschnayder? É ele quem vai  @ramonschnayder que vai comandar o Axé Retrô,  no @luzzco  #camarotefb48

Destaque global da última novela Terra e Paixão, o ator e cantor Leandro Lima, vai estar em cena no Camarote.4.8  – Lima acabou de lançar novo projeto musical no Carnaval, o show Axé Lelê –  no badalado Camarote da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Ele vem cantar no CAMAROTE 4.8, no LUZZco.

Um amigo do circuito da música também confirmou presença na festa Camarote 4.8, o cantor Felipe Alcântara que vai cantar, cantar, cantar. #camarotefb48

E como não poderia faltar, a cantora Sarah Soul  vai  estar na cena musical da festa CAMAROTE 4.8, com sua voz potente – ela é uma das sensações da música no Verão 2024 de João Pessoa. #camarotefb48

Decoração e buffet são tarimbados

Comes, bebes e bis. Dois dos maiores nomes do circuito das festas na Paraíba, o @chefgenaldocardoso e o decorador @waslleycarvalho vão assinar a festa  do CAMAROTE 4.8, nesta quinta-feira no LUZZco.

As papilas vão degustar do bom e do melhor.

Clicks, selfies, registro digital e retratos@ismaelpessoa

Fábio conversou com o MaisPB e falou desse mapa do ar, sua vida, seu trabalho para os olhares e corações que batem forte. Até lá.

MaisPB – Você já nasceu imenso – mas a batalha não cessa né?

Fabio Bernardo – Não me vejo assim. Na verdade, somos um grão de areia, uma gota no oceano, mas as nossas lutas nós vencemos, com muita garra e determinação, diariamente. São elas os caminhos que nos levam às realizações, à materialização dos sonhos. E nem sempre estamos falando de coisas materiais…

MaisPB – Não vamos voltar no tempo – conta pra gente os degraus astrais dessa estrada em que o jornalismo diferenciado levou seu trabalho ao topo?

Fabio Bernardo  – Há muito ainda o que alcançar… Mas acredito que um marco na minha profissão tenha sido a transição – que aconteceu de forma quase que orgânica – do impresso para o digital. Na internet, sigo mantendo os mesmos princípios e valores, e isso tudo é muito mais sobre o que não se deve fazer quando temos responsabilidade com a informação e, sobretudo, com as pessoas. Agora em 2024, já são 30 anos de trabalho, o que merece e vai ser muito celebrado!

MaisPB –  Falando na parte mais elevada, o cume, a gente percebe que isso não lhe trouxe esnobismo. Vamos falar sobre isso, da sua espontaneidade diante do trabalho?

Fabio Bernardo  – Acredito que não há nada mais elevado do que a generosidade… Ainda mais no mundo de hoje, ninguém vai a lugar nenhum com esnobismo e arrogância, o que considero como um grande atraso na existência. No meu dia a dia, o trabalho – que para mim é como qualquer outro – consiste em ressaltar o que existe de melhor, seja sobre lugares, pessoas, festas, sempre buscando na essência de uma índole generosa.

MaisPB  – Você conseguiu tirar de letra qualquer coisa focada na cafonice- sempre atilado e ousado no jeito de se vestir, seja em ambiente que requer formalidades e seu closet de roupas coloridas que chamam a atenção – sem necessidade de dizer as marcas famosas porque quem conhece identifica. Fala aí?

Fabio Bernardo  – Ah, acho que tenho um estilo próprio… Depois de anos só usando preto, hoje o meu closet é predominantemente colorido, estampado, o que para mim funciona até para levantar o astral e a autoestima nos dias em que estou sobrecarregado, cansado. São peças que poucos ousariam vestir rs… Sobre as marcas, uso, de fato, as importadas com as quais trabalho, mas acho fundamental voltar o olhar para o que é produzido no Brasil e até por pequenos produtores regionais. Temos grandes criadores – e de muita qualidade – no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e por aí vai…

MaisPB  – Vamos falar do Fábio Bernardo solidário?

Fabio Bernardo  – Vejo a solidariedade como sendo um traço na personalidade do brasileiro de modo geral… Somos um povo que resiste, e resiste com fé, força, alegria, muitas vezes compartilhando o pouco ou quase nada. Para quem, como nós, vive uma situação de certo privilégio é uma obrigação arregaçar as mangas e ajudar a quem precisa. Definitivamente, não acredito num mundo onde exista um topo da pirâmide inatingível. Ou a base está bem, com um mínimo de dignidade, ou a estrutura toda sempre estará ameaçada.

MaisPB  – Nos tempos terríveis da pandemia você arregaçou as mangas, chamou as blogueiras e não deixaram a clientela sem notícia. Lembra desse fato?

Fabio Bernardo – Lembro com muito carinho dessa ação… Precisávamos trabalhar para que quem sempre acreditou e investiu em nós pudesse atravessar esse momento. E assim fizemos, pedindo em troca alimentos para quem ficou literalmente sem nada. Foi um momento de superação, que acredito que também ajudou cada um que se disponibilizou inclusive a se manter mentalmente saudável!

MaisPB  – Uma pergunta que não quer calar – desde o início das redes sociais você arrebatou milhares de seguidores sem comprar robôs. Hoje a gente vê a olho nu quem compra os seguidores fantasmas. Como você avalia tal (profissional?) que se utiliza desse expediente?

Fabio Bernardo  – Eu não avalio rsrsrs… Acredito que cada um colhe o que planta e deve plantar o que espera colher.

 

MaisPB  – Obras de arte sempre fizeram parte de sua vida e trabalho. Veio daí a necessidade de abrir com parceiros o Espaço Arte Brasil?

Fabio Bernardo  – O Espaço Arte Brasil é uma realização ao mesmo tempo pessoal e coletiva. Pessoal porque sempre entendi a arte como essencial, como algo que de fato fica na vida das pessoas e que se resignifica de geração em geração. Alimento para a alma. E coletiva pela importância de valorizar tantos talentos que fazem o mundo mais bonito – e colorido, além de trazê-los para uma vitrine mais acessível a todos.

MaisPB  – Aliás o Espaço Arte Brasil deu certo e já chegamos ao segundo ano com várias exposições do mais simples artesão aos grandes pintores. Bacana isso, né?

Fabio Bernardo  – É novamente sobre exercitar a generosidade através do olhar e das nossas ações. Sobre ajudar a tornar a arte acessível e democrática. Sobre entender que cada obra, da de técnica mais simples a mais complexa, é concebida para tocar a alma das pessoas. Como num movimento divino, do sagrado, pelas mãos de cada artista. Seja através da contemplação, do que a arte ensina ou do privilégio da convivência com as pinturas e esculturas no dia a dia, em casa!

MaisPB – Estamos na contagem regressiva para a festa plus do seu aniversário- adianta aí alguma coisa?

Fabio Bernardo  – Eu amo comemorar o meu aniversário rs… E será uma festa com tudo o que mais curto: repleta de amigos, gastronomia de primeira, arte, e música boa com tantos seres iluminados comandando a animação – ainda em clima de  Carnaval- no palco!

MaisPB – Fabio Bernardo conversa com Deus ?

Fabio Bernardo  – O tempo todo… Mas não com um Deus encaixotado ou limitado por essa ou aquela religião. Deus É o que É, e se movimenta como ELE quer. Magnânimo, se apresenta para nós, diariamente, através de cada movimento da natureza, a casa que criou como verdadeiro templo para o seu reinado e para a vida do ser-humano, sua obra-prima.  Deus, para mim, é Deus de amor, e não de ódio ou rancor. Não é subserviente e são exatamente os seus mistérios indecifráveis que o fazem DEUS.