João Pessoa, 22 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NOVIDADE

Julgamento de escolas de samba terá novo sistema de notas

Comentários: 0
publicado em 22/02/2012 ás 09h25

Após a passagem triunfal pela Marquês de Sapucaí, chega o momento em que componentes e simpatizantes das escolas do Grupo Especial ficam com o coração na mão: a campeã do carnaval carioca será conhecida hoje, assim como as duas agremiações que descerão para o Grupo de Acesso A, já que em 2013 a elite do carnaval carioca voltará a ter 12 escolas. A abertura dos envelopes começará às 15h45m, na Praça da Apoteose. E o julgamento, este ano, traz novidades.

O número de jurados diminuiu, de cinco para quatro por quesito. E apenas a nota mínima em cada quesito será descartada. Em anos anteriores, a mais alta e a mais baixa eram desconsideradas no final.

A forma de julgamento também mudou. Cinco dos dez quesitos que definirão a vencedora foram divididos em dois. Passam a ser julgados desta forma comissão de frente, alegorias e adereços, fantasias e enredo. O quesito samba-enredo já tinha a nota subdividida, com uma análise separada de letra e melodia.

As duas notas atribuídas a cada quesito serão somadas pelo julgador, que vai divulgar a nota total. Cada subquesito valerá cinco pontos. Não haverá alterações nos quesitos bateria, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, harmonia e conjunto, que continuam sendo julgados em nota única.
Outra alteração importante no julgamento é a nota mínima. Nenhuma escola poderá receber pontuação inferior a 9 dos 40 julgadores. Até então, o mínimo era 7. Especialistas avaliam que esta mudança e o sistema de fracionamento de notas tornarão a disputa pelo título no carnaval deste ano ainda mais acirrada. Haverá um sorteio para definir a ordem de divulgação das notas.

O Globo