João Pessoa, 28 de fevereiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Formada em Direito, Administração com ênfase em Comércio Exterior e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universal Class da Florida.
É lider climate reality change pelo Al Gore e ceo do site Belicosa.com.br onde escreve sobre comportamento digital e Netnografia.

IA e o Comportamento do Consumidor

Comentários: 0
publicado em 28/02/2024 ás 07h00
atualizado em 27/02/2024 ás 17h20

O futuro é agora!

A inteligência artificial, carinhosamente chamada de IA, tem revolucionado a forma como as empresas interagem com os consumidores. E a medida que as tecnologias de IA avançam, elas se tornam  cruciais  para entender e atender às necessidades e desejos dos clientes.

E ferramentas de IA acabam por moldar a experiência do consumidor moderno por completo.

Seja interagindo com o Chatgpt, pedindo um ifood ou avaliando uma compra tudo passa pela IA, e convém lembrarmos que há alguns anos atras com o advento da internet e das redes sociais, os consumidores passaram a ser o centro das relações comerciais devido ao seu domínio das informações.

Neste artigo, eu e Cezar Macegoza vamos explorar como a IA está ajustando a moldar o comportamento do consumidor e ofereceremos dicas sobre como melhorar a experiência do cliente com a ajuda dessa tecnologia.

Os consumidores modernos são mais informados, exigentes e conectados do que nunca. Eles têm acesso a uma variedade de opções e esperam que suas necessidades sejam atendidas de forma rápida e personalizada.

Mas como isso funciona?

Expectativas de Personalização

Eles querem que as empresas entendam suas preferências, histórico de compras e comportamento online para oferecer produtos e serviços sob medida para suas necessidades individuais criando comodidade.

Comunicação

Os consumidores usam uma variedade de canais para se comunicar com as empresas, isso não é novidade, mas eles esperam que as empresas estejam presentes em todos esses canais e ofereçam uma experiência consistente.

A paciência dos consumidores diminuiu. Eles desejam respostas rápidas e soluções imediatas para seus problemas baseados nos dados coletados, pois é necessário entender para atender, por isso a análise de dados se torna chave para se comunicar melhor com seu cliente, permitindo a compreensão das necessidades dos clientes de forma assertiva e rápida.

Inteligência Artificial

A IA desempenha um papel fundamental na adaptação das empresas a essas mudanças no comportamento do consumidor. Permitindo que a empresas personalizem as interações com os clientes em escala, analisa dados com velocidade e recomenda a relevância ao consumidor quando eles escolhem o que vão consumir.

Com isso os chatbots baseados em IA oferecem suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana respondendo a perguntas frequentes e auxiliando os clientes em suas necessidades imediatas, sem a necessidade de termos operadores humanos em todo esse período. Isso melhora a eficiência do atendimento ao cliente e reduz o tempo de espera.

Segundo Guy Perlemuter as grandes mudanças com o uso da IA ocorrem quando há eficiência nas respostas das Ias contribuindo com a análise dos sentimentos por trás das interações dos clientes, identificando reclamações, elogios e feedbacks negativos. Isso ajuda as empresas a compreenderem as opiniões dos clientes e a melhorarem seus produtos e serviços.

Como Melhorar a Experiência do Cliente com IA?

Invista em Chatbots Inteligentes

Implemente chatbots baseados em IA para responder às perguntas dos clientes e resolver problemas comuns de forma eficiente. Certifique-se de que os chatbots sejam treinados para entender a linguagem natural, que é a linguagem que falamos no dia a dia e oferecer respostas relevantes.

Personalize a Experiência

Use a IA para personalizar a experiência do cliente, oferecendo recomendações de produtos com base no histórico de compras e preferências do cliente. Isso aumentará as chances de vendas adicionais e a fidelidade do cliente.

Utilize os Dados

Aproveite a análise de dados para entender o comportamento do cliente e identificar tendências. Isso ajudará a ajustar sua estratégia de marketing e melhorar seus produtos e serviços.

Esteja Presente nos Canais

Certifique-se de que sua empresa esteja presente em todos os canais de comunicação relevantes para seus clientes, como redes sociais, e-mail e chat ao vivo. Garanta que a experiência do cliente seja consistente em todos os canais. Não basta estar numa rede, você precisa interagir com o consumidor.

Treine sua Equipe

A IA pode ser uma ferramenta poderosa, mas o treinamento da equipe é fundamental para garantir que ela seja usada eficazmente, não adianta você ter a melhor tecnologia do mundo, se não souber usá-la. Certifique-se de que sua equipe saiba como interagir com a IA e compreender seu funcionamento.

A IA está em constante evolução. Esteja disposto a aprender e se adaptar às novas tecnologias e tendências. Mantenha-se atualizado sobre as últimas inovações em IA e aplique-as em sua estratégia de atendimento ao cliente.

À medida que os consumidores se tornam mais exigentes e conectados, as empresas que adotam a IA estão em vantagem para atender às expectativas do cliente e criar relacionamentos duradouros.

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e netnografia no Belicosa.com.br

Cezar Macegoza é ceo da Tecnus e desenvolvedor de negócios digitais e IA.  @cezar.macegoza

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB