João Pessoa, 21 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A apuração das notas das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval de São Paulo acontece nesta terça-feira (21), a partir das 16h, no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte, com transmissão pela TV Globo e cobertura do G1. Além da grande campeã dos desfiles, serão conhecidas as duas escolas com pior desempenho que serão rebaixadas para o Grupo de Acesso.
Os critérios de apuração foram definidos na tarde de segunda, em reunião da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Nesse ano, as notas foram fracionadas de forma diferente. No ano passado, cada quesito terminava em 0, 0,25, 0,50 ou 0,75 (por exemplo, 8,25 ou 8,50). Agora, as notas terminarão em unidades após a vírgula (por exemplo, 8,1 ou 8,2).
Em noites sem chuva e com arquibancadas cheias, cerca de 60 mil pessoas assistiram aos desfiles neste fim de semana. Entre a noite de sábado (18) e a madrugada de domingo (19), sete escolas passaram pelo do Anhembi. Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria e Gaviões da Fiel foram os destaques da segunda noite de desfiles.
No encerramento dos desfiles do grupo especial, enredos sobre Jorge Amado (Mocidade Alegre), mãos (Vila Maria) e Lula (Gaviões) podem estar entre os que resultaram nas apresentações mais bem avaliadas pelos jurados. Também se apresentaram neste último dia do Grupo Especial a Dragões da Real, Pérola Negra, Águia de Ouro e Tom Maior.
Entre a noite de sexta (17) e a madrugada de sábado, X-9, Vai-Vai e Rosas de Ouro despontaram como favoritas ao título. Camisa Verde e Branco, Império de Casa Verde, Mancha Verde e Acadêmicos do Tucuruvi também fizeram apresentações sem imprevistos e agora apostam todas as suas fichas na apuração.
As agremiações investiram em fantasias elaboradas e em enredos que trataram desde causas de cidadania até os relacionados ao esporte. As beldades também foram destaque: a musa Ellen Rocche desta vez apareceu morena e se disse mais inteligente, enquanto Viviane Araújo desfilou pela oitava vez como rainha de bateria da Mancha Verde.
Na reunião da Liga desta segunda, foi definido que a ordem da leitura dos quesitos será a seguinte: alegoria, fantasia, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, harmonia, evolução, samba enredo e comissão de frente.
O critério de desempate será de trás para frente. Nesse caso, comissão de frente vem primeiro. Caso haja empate também no quesito comissão de frente, o critério passará a ser samba enredo.
Logo após a apuração do Grupo Especial, acontece a contagem das notas das oito escolas do Grupo de Acesso que entraram na avenida na noite de domingo (19). As agremiações Unidos de São Lucas, Estrela do 3º Milênio, Unidos do Peruche, Nenê de Vila Matilde, Morro da Casa Verde, Imperador do Ipiranga, Acadêmicos do Tatuapé e Leandro de Itaquera buscam duas vagas para integrar o Grupo Especial em 2013. Duas delas serão rebaixadas para o Grupo 1.
G1
Em João Pessoa - 08/11/2024