João Pessoa, 15 de novembro de 2011 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
E se o senador Cássio Cunha Lima realmente adotar postura de neutralidade nas eleições municipais de João Pessoa, como ele próprio cogitou em recente entrevista, para não desagradar o seu companheiro de partido Cícero Lucena e evitar melindre na relação com os atuais aliados Luciano Agra e Ricardo Coutinho?
A priori, pode ser a saída honrosa do senador tucano e a que menos lhe acumularia dissabores. Daria uma satisfação e manifestaria respeito ao PSDB e não contrariaria explicitamente a aliança firmada com o PSB e o jardim girassol.
Mas não é tão simples assim, como parece. Por isso mesmo, Cássio vai esgotar todas as possibilidades de diálogo e aguardar as fases do processo, sem atropelo ou precipitação. Nesse quesito, ninguém joga melhor que ele.
O deslinde dessa questão deve passar pelo destino da presidência estadual do PSDB. Uma coisa será a postura de Cássio investido da condição de dirigente oficial da legenda e outra será ele maior líder do partido, porém convivendo sob a subordinação partidária de Cícero.
E se, vigorando a tese da neutralidade, o PSB de Ricardo Coutinho, assim como Cássio, decidir adotar idêntica estratégia e não se envolver na campanha do PSDB em Campina? Apesar do PSB ser o dono da caneta estadual, dizem que o tamanho do partido na cidade não fede, nem cheira e nem faz diferença. Será?
Casquinha –
O deputado Anísio Maia é diligente. O petista aproveitou a crise entre o secretário Lucius Fabiani e setores da base governista para estimular o rompimento.
Interesse –
“Lucius, você está sendo usado. Eles estão deixando você sozinho”, sugeriu Anísio. Pra quem não sabe, Lucius tem votos decisivos no diretório do PT de João Pessoa.
Agra: “Não controlo briga de sócios” –
O prefeito Luciano Agra (PSB) não titubeou ao ser questionado sobre a denúncia do empresário Daniel Gonçalves à Época, insinuando pagamento irregular ao representante da empresa New Life, referente à compra de livros. “A Prefeitura agiu conforme manda a legislação. Não temos controle sobre briga de sócios”.
Prefeito vê “orquestração” –
Luciano enxerga conotação política e interesse eleitoreiro como pano de fundo da reportagem, baseada num vídeo do dono da New Life, que acusa o “sócio” de não lhe repassar o pagamento da venda. “Esse episódio é mais uma orquestração para atingir o Governo de João Pessoa”.
Hora de marchar –
O Movimento Nas Ruas Paraíba, com o apoio da OAB, realiza a Marcha contra a Corrupção, às 16h de hoje, no Busto de Tamandaré. Segundo Antônio Mariz Maia, um dos organizadores do evento, o protesto servirá de alerta geral aos políticos que esnobam da inteligência popular.
Voto e lei –
O presidente da OAB na Paraíba, Odon Bezerra, desmorona com fácil argumento o discurso de que a Justiça não pode se sobrepor à vontade do povo.
Blefe –
“Democracia é também respeito às leis do País”, prega Odon Bezerra, desfazendo a tese populista de que basta quantidade de votos para o mandato ser legitimado.
Retrospectiva –
O prefeito Veneziano Vital (PMDB) deu sua alfinetada de leve em Cássio. “Espero que ele faça por Campina Grande o que não fez como governador do Estado”.
Ungido –
“É um homem honesto, probo, competente, que já deu provas disso”. Do senador Cássio, reiterando voto e apoio ao deputado Romero Rodrigues (PSDB).
Faxina –
O presidente da Assembléia, Ricardo Marcelo, chamou atenção dos colegas para a proximidade do fim do recesso e a necessidade de se limpar a pauta na Casa.
Modelo –
Projeto do PAC Sanhauã, na Ilha do Bispo, colocou a Prefeitura de João Pessoa entre os 35 finalistas do Prêmio Melhores Práticas, da Caixa Econômica Federal.
18 mil casas –
Revelação do secretário da Habitação, José Guilherme. Até o final de 2012, os governos do PSB terão entregue 12 mil casas e deixarão outras seis mil em construção.
Legalidade –
Por que a Justiça da Paraíba demora tanto para se pronunciar, definitivamente, sobre a greve do Fisco, cujos efeitos atingem diversos segmentos da coletividade?
Alô Capitania –
Se por terra a Lei Seca é um risco n’água, no mar a coisa é bem pior. Em Camboinha, banhistas guiam suas potentes lanchas com garrafas de cerveja na mão.
Pra anotar –
Alvo de seu ex-sócio da New Life e apontado como sacador ilegal do cheque emitido pela Prefeitura de João Pessoa, Pietro Harley Félix vai quebrar o silêncio.
PINGO QUENTE – “Segunda-feira já é dura, quando imprensada então nem se fala…” – Do deputado Efraim Filho (DEM), reclamando do recomeço de semana. E olhe que político pode se dar ao luxo de bater o ponto só nos dias de sessão, bem diferente do mortal trabalhador.
*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024