João Pessoa, 19 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Sete escolas de samba desfilam neste domingo pelo Grupo Especial do Rio, das 13 que disputam o título de campeã do Carnaval. As apresentações acontecem no sambódromo da Marquês de Sapucaí, e começam às 21h.
A Renascer de Jacarepaguá é a primeira a desfilar. Campeã do grupo de Acesso em 2011, a escola promete “colorir” a Sapucaí este ano em homenagem ao artista plástico pernambucano Romero Britto.
“A gente vai dar vida à obra de Romero com muito movimento e colorido. Para driblar a poluição visual, que foi a nossa maior preocupação, vamos seguir uma ordem cromática para que tudo funcione bem”, disse o carnavalesco da escola Edson Pereira.
Em seguida a Portela passa pela Sapucaí, com um enredo sobre a cantora Clara Nunes, que completaria 70 anos em 2012.
O carnavalesco Paulo Menezes, que estreia na agremiação este ano, investe em festas típicas da Bahia como a lavagem do Bonfim e de Bom Jesus dos Navegadores. Clara Nunes sempre vendeu a imagem do candomblé baiano para o mundo.
A Imperatriz Leopoldinense é a terceira a desfilar, com um enredo sobre Jrge Amado. Personagens como Gabriela, Dona Flor e Perpétua estarão representados.
“Quero destacar o tema porque Jorge Amado marcou muito a minha vida desde a adolescência. Fico emocionado em homenagear esse grande escritor que é uma fonte de cultura para o mundo todo”, conta o carnavalesco Max Lopes.
Já a Mocidade Independente, a quarta a entrar na Sapucaí, homenageia o pintor Cândido Portinari com um desfile de fantasias coloridas pintadas com giz de cera, no sambódromo carioca.
“A filosofia do enredo teve como base o símbolo da Mocidade: uma estrela. Quando jovem, Portinari pintou estrelas no teto de uma igreja no interior de São Paulo. Isso será representado na avenida”, disse o carnavalesco Alexandre Louzada.
Depois entra na avenida a escola Porto da Pedra, que vai falar sobre o iogurte.
“Os primeiros aromas de iogurte surgiram na França e é dentro desse contexto que a gente leva a história do iogurte para a avenida”, disse o carnavalesco Jayme Cezário.
Campeã do Carnaval carioca em 2012, a Beija-Flor apresenta na Sapucaí um enredo sobre São Luís do Maranhão.
Segundo a direção da agremiação, o desfile terá cinco toneladas de búzios. As milhares de conchas serão usadas em alegorias e fantasias que retratam a escravidão.
A Unidos de Vila Isabel, última a se apresentar neste domingo vai falar sobre Angola.
O destaque deve ser o padrão dos tecidos angolanos, que estará presente por todo o desfile, até mesmo numa alegoria que representa um enorme embondeiro (baobá), árvore símbolo de Angola.
Folha.com
OPINIÃO - 06/11/2024