João Pessoa, 11 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Entidades denunciam infração ao Estatuto de Ética Médica em contratações feitas para o Trauma de CG

Comentários: 0
publicado em 11/02/2012 às 10h35

Assim como a SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o Sindicato dos Médicos de Campina Grande protocolou, nesta quinta-feira, dia 09, um pedido para que o CRM-PB – Conselho Regional de Medicina da Paraíba se manifeste sobre a legalidade ética do movimento das cooperativas em defesa dos interesses profissionais e sindicais.

A mobilização das entidades vem ocorrendo por conta da contratação de médicos de outros estados da Federação, pelo Governo do Estado, para atuar no Hospital de Trauma de Campina Grande, após cancelamento de contrato com profissionais locais vinculados às cooperativas.

Tanto a SBOT quanto o Sindicato entendem que as recentes contrações foram feitas de forma irregular, levando-se em conta o que determina o artigo 77 do Estatuto de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.246/88). Segundo esse dispositivo, será vedado ao médico assumir emprego, cargo ou função, sucedendo a médico demitido ou afastado em represália a atitude de defesa de movimentos legítimos da categoria ou da aplicação do Código de Ética da Medicina.

A medida pode impedir que os profissionais provenientes de outros estados continuem atuando no Hospital de Trauma de Campina Grande.

Assessoria