João Pessoa, 11 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O governo resolveu adotar o princípio da reciprocidade com a Espanha e, a partir do dia 2 de abril, vai exigir dos turistas espanhóis o mesmo que é imposto aos brasileiros para entrar naquele país. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, a adoção da medida já está sendo comunicada aos órgãos espanhóis desde o início deste mês.
A partir da data estipulada, os turistas daquele país serão obrigados a apresentar o passaporte que tenha, no mínimo, mais seis meses de validade, bilhete aéreo de ida e volta, comprovante de que tem dinheiro suficiente para sua estada no Brasil, ou seja, R$ 170 por dia. A comprovação será feita mediante apresentação de cartão de crédito com a última fatura.
Caso o espanhol se hospede em um hotel, deverá apresentar as reservas já pagas. Se o turista ficar hospedado em alguma residência particular, deverá apresentar uma carta de uma pessoa residente na cidade de destino, informando o tempo de estada no país, com a assinatura do anfitrião, acompanhada do comprovante de residência emitido no nome do declarante.
As informações já estão disponíveis no site do Consulado do Brasil na Espanha. O Itamaraty nega que a medida tenha sido adotada como retaliação à deportação de brasileiros na Espanha. O ministério diz que apenas resolveu exercer seu direito de empregar a reciprocidade. Segundo dados do órgão, até agosto de 2011, 1.005 brasileiros foram impedidos de entrar naquele país. Se levado em conta o período de 2007 a agosto do ano passado, este número é de 9.623. Mas, de acordo com fontes diplomáticas do governo espanhol, o Brasil é um sócio prioritário:
– Mantemos conversas constantes em todos os níveis e sobre todos os assuntos, e sobre este tema em concreto – problemas em fronteiras e cooperação consular -, porque é de interesse de ambos os países evitar mal-entendidos. As relações bilaterais entre a Espanha e o Brasil são excelentes e continuarão sendo – sustentam.
O Globo
OPINIÃO - 06/11/2024