João Pessoa, 09 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Departamento de Justiça dos Estados Unidosx divulgou nesta quinta-feira (9) que o governo federal chegou a um acordo com os cinco maiores bancos em financiamento imobiliário do país – O acordo foi fechado com Bank of America Corporation, JPMorgan Chase & Co., Wells Fargo & Company, Citigroup Inc. e Ally Financial Inc. (anteriormente chamado GMAC) – sobre abusos supostamente cometidos por eles.
O acordo, de US$ 25 bilhões, dá "alívio financeiro substancial aos proprietários de imóveis e estabelece novas proteções significantes aos proprietários no futuro", diz o Departamento em nota.
Considerado o maior acordo conjunto obtido pelos governos federal e estaduais, o acordo histórico "vai dar alívio imediato aos proprietários de imóveis, forçando bancos a reduzir os valores dos principais em muitos empréstimos, refinanciar empréstimos para tomadores em dificuldades, e pagar bilhões de dólares a estados e consumidores", afirmou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Shaun Donovan.
Segundo o Departamento de Justiça, entre as violações cometidas pelos bancos estaria o abuso nos procedimentos de retomada de imóveis por falta de pagamento; falhas em oferecer alternativas aos proprietários com hipotecas garantidas pelo governo; e arquivamento de documentação imprópria em cortes de falências federais.
G1
OPINIÃO - 22/11/2024