João Pessoa, 08 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou, na manhã desta quarta-feira (08) a não vinda da Presidente Dilma Roussef (PT) à Paraíba. Confirmada mais uma ausência da presidente Dilma ao Estado, o parlamentar enviou uma carta ‘ácida’ à própria Presidente, a Gilberto Carvalho, Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República e à Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, lamentando a falta e agenda para a Paraíba.
O senador paraibano, embora seja da base política da Presidente Dilma, externou sua incompreensão com a ausência da Presidente em terras paraibanas.
Ontem à noite mesmo externei meu posicionamento à Ministra Ideli Salvati (Relações Institucionais)”, disse o senador.
Nesta terça-feira (07), o Vital solicitou audiência com a presidente, junto com toda a bancada paraibana, “que, tanto no PPA (Plano Plurianual) quanto no Orçamento Geral da União (OGU 2012) priorizaram investimentos para o Porto de Cabedelo e para o Ramal da Ferrovia Transnordestina, para a Paraíba”.
De acordo com o parlamentar, estas duas iniciativas são “obras estruturantes que, aliadas à duplicação da BR 230 de Campina Grande a Cajazeiras, obra incluída nas prioridades do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC compõem o triângulo das obras prioritárias da Paraíba”.
Segundo Vital, “não faz sentido saber que a Presidente Dilma chegou várias vezes às nossas vizinhanças e não temos tido o privilégio de recebê-la”. Vital também disse que “as razões políticas (para a ausência da Presidente na Paraíba) são de menor importância”.
Veja, na íntegra, a correspondência enviada na manhã desta quarta-feira à Presidente Dilma Roussef, a Gilberto Carvalho, Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República e à Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati:
Excelentíssima Senhora Dilma Roussef
Presidente da República Federativa do Brasil
Palácio do Planalto
Brasília-DF
Antes de tudo, quero externar o apreço, respeito e consideração que tenho por V. Ex.ª E faço, por uma questão pessoal e em nome da Paraíba, o registro de que a Paraíba não foi incluída em sua agenda de visitas ao Nordeste, mais uma vez.
Além da salutar presença em solo paraibano, estamos a lhe esperar para trazer ao seu conhecimento nossas prioridades principais. O Porto de Cabedelo é um dos mais antigos do País e, atualmente, está em estado de semi-abandono. Temos uma Ferrovia que passa a poucos quilômetros do Estado, que é a Ferrovia Transnordestina, sem contemplar o nosso território.
São duas ações que, juntamente com obra da Duplicação da BR 230 de Campina Grande a Cajazeiras, já confirmada por Vossa Excelência ao sancionar o OGU 2012, formam o triângulo dos investimentos prioritários para o Estado da Paraíba.
Temos uma bancada paraibana que lhe dá sustentação política formada por cinco parlamentares do PMDB, um do PR, um do PSC, um do PT e um do PDT, que tem disputado o campeonato de fidelidade a seus projetos; além, claro, da minha presença como único Senador de sua base, Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização – CMO e 1.º Vice-Líder do PMDB.
Somos um grupo de paraibanos que precisa receber a sua presença aqui para V. Ex.ª perceba, de perto, a necessidade de aumentarmos as prioridades de investimentos do Governo Federal em nosso Estado.
Ademais, registro o êxito do nosso Governo, atestado pela confiança popular emergida das urnas de 2010 e confirmada nas últimas pesquisas divulgadas no País.
Respeitosamente, seu admirador
Vital do Rêgo
Senador – PMDB
MaisPB
com assessoria
OPINIÃO - 26/11/2024