João Pessoa, 06 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Apenas R$ 4 mil separavam a Paraíba de estar pela segunda vez no topo do pódio de um dos maiores eventos do Jiu-Tsu internacional: o panamericano. Foi por falta desse valor que o jovem atleta Victor Leal se viu forçado a desistir de tentar a segunda medalha de ouro no evento esportivo, já que era cotado como o grande favorito na competição.
Segundo o lutador, há dias esperava uma resposta positiva ao apelo que fez à Secretaria de Esportes do Estado, mas nesta segunda-feira a má notícia; foi negado o pedido de apoio.
Em contato com o MaisPB, o atleta não conseguiu esconder seu desapontamento com a situação. Nitidamente emocionado em ver a chance de se sagrar bi-campeão na competição se esvaziar, o pequeno lutador – que é tido como uma sumidade mundial na modalidade – tentou acalentar sua dor: “Agora só resta me preparar para o campeonato brasileiro”.
“Mais vale as lágrimas da derrota, do que a vergonha de não ter tentado”, arremata o lutador, em mensagem enviada à nossa redação.
Não somente lamentando a negativa da secretaria, Victor lembra que nem mesmo a iniciativa privada da Paraíba mostrou interesse em lhe dar ajuda. Segundo explica, apenas um empresário entrou em contato, mas depois sequer atendia suas ligações.
Há semanas, amigos de Victor Leal lançaram uma campanha na internet tentando angariar recursos. Em um site de contribuições voluntárias, foi aberta uma conta, mas sem resultados financeiros expressivos.
“Depois de todos os esforços, só conseguimos juntar menos de R$ 500”, lamentou o atleta.
O MaisPB tentou contato com o secretário de Esportes do estado, Fabio Maia, mas conseguimos êxito.
Trajetória e conquistas – Apesar de seus apenas 14 anos, Victor Leal já coleciona títulos valorosos para sua carreira. Além de ter sido 3 vezes campeão paraibano de Jiu-Jitsu, ainda foi 3 vezes campeão norte-nordeste da modalidade. Só que o jovem não parou por ai: ainda acumula um vice e um campeonato brasileiro, além do ouro no Panamericano Kids de 2011.
EM SOLENIDADE - 06/01/2025