João Pessoa, 06 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O aeroporto de Guarulhos concentrou o maior volume de propostas no leilão de privatização dos aeroportos brasileiros, que ocorre nesse momento em São Paulo.
O consórcio Invepar ACSA ofereceu R$ 16,213 bilhões – um ágio de 376% – pela concessão de 30 anos do aeroporto, arrancando um sonoro óóóó da plateia presente no BMF&Bovespa. Logo atrás vieram os consórcios Aeroportos do Brasil, que ofereceu R$ 12,863 bilhões, e Operadora Brasileira de Aeroportos, com R$ 12 bilhões. Os três vão agora para uma segunda rodada, onde as propostas serão feitas oralmente.
Para a disputa por Viracopos passaram os consórcios Aeroportos Brasil, com proposta de R$ 3,821 bilhões; Novas Rotas, com proposta de R$ 2,524 bilhões, e Invepar CSA, com R$ 2,113 bilhão.
Brasília teve 8 interessados. Mas passaram os consórcios Inframérica Aeroportos, com proposta de R$ 3,5 bilhões; Invepar ACSA, com R$ 3,213 bilhões, e ADC&HAS-Fidens-Millstream, com R$ 3,082 bilhões.
O lance mínimo pelas outorgas era de R$ 3,4 bilhões, para Cumbica; R$ 1,5 bilhão, para Viracopos e de R$ 582 milhões, para O JK, de Brasília. No primeiro, a concessão é de 20 anos. Em Viracopos, vale por 30 anos e, no JK, 25 anos.
Como a Invepar está entre os três primeiros nos três leilões, ficou com a proposta congelada em dois deles e deu espaço para a inclusão de mais um consórcio em Campinas e em Brasília. Por coincidência, a quarta proposta mais bem colocada nos dois casos foi do consorcio Oba (R$ 1,7 bilhão e R$ 2,8 bilhões, respectivamente).
IG
OPINIÃO - 26/11/2024