João Pessoa, 05 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O empresário e ex-governador de Massachusetts Mitt Romney já é considerado pela mídia norte-americana e pelas agências internacionais de notícias o vencedor da prévia eleitoral do Partido Republicano em Nevada, nos Estados Unidos, embora apenas 45% dos votos tenham sido apurados até 3h10 deste sábado (4) – manhã de domingo (5) no Brasil. Foi a terceira vitória de Romney, que se consolida como o favorito a se tornar rival de Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro.
Romney vem mantendo 42,6% dos votos apurados, contra 26% do ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich; 18,4% do congressista Ron Paul; e 13% do ex-senador Rick Santorum.
A pré-candidatura de Romney ganhou força após ele vencer duas das quatro prévias realizadas. Ele conseguiu despontar depois de ganhar na Flórida, o maior e mais importante estado a realizar votações primárias até agora. Desde a vitória, Romney passou a ser tratado como amplo favorito e até como o virtual candidato por parte da mídia americana. Mesmo assim, Gingrich, que foi vitorioso nas primárias da Carolina do Sul, defende que vai disputar as prévias de todos os estados.
Um duelo interno acirrado e prolongado, segundo analistas, pode prejudicar as chances republicanas de evitar a reeleição de Obama em 6 de novembro. Obama, atual presidente e candidato à reeleição, alega que só começará oficialmente sua própria campanha quando os republicanos tiverem decidido seu candidato.
G1
OPINIÃO - 22/11/2024