João Pessoa, 30 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Investir em imóveis sempre foi sinônimo de bom negócio. O aumento da construção civil nos últimos anos, assim como o crescimento do crédito imobiliário, foram fatores decisivos para impulsionar a expansão do setor. Seja pelo sonho de possuir a casa própria ou pela opção de investimento financeiro, adquirir um imóvel, residencial ou comercial, é uma oportunidade de rentabilidade garantida.
Os economistas asseguram que os rendimentos podem ser obtidos tanto com o aluguel como através da valorização do empreendimento, uma espécie de patrimônio que se mantém atualizado ao longo dos anos. Em 2011, por exemplo, após os preços atingirem altos valores, chegou-se a falar em desaceleração do mercado este ano. No entanto, os especialistas da área preveem que o comércio do setor prepara-se para atingir um equilíbrio, demonstrando novamente que comprar um imóvel mantém-se um negócio lucrativo.
O economista Diomedes Teixeira de Carvalho, presidente do CORECON-PB (Conselho Regional de Economia da Paraíba), afirma que, com o fenômeno da estabilização, a tendência é de que os preços acompanhem, no mínimo, as taxas da inflação. Ele lembra que nunca viu o preço de um imóvel desvalorizar e assevera: “a compra de imóveis ainda é um dos melhores investimentos para quem deseja obter lucratividade”.
Segundo dados divulgados esta semana pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o crédito imobiliário cresceu no ano passado 42% em comparação com 2010, alcançando um número recorde em financiamentos, que chegou a quase R$ 80 bilhões em todo o país. Foram 493mil unidades financiadas em 2011, o que representa a expansão de 17% em relação ao ano anterior.
Para os que pensam em adquirir um imóvel este ano, a notícia boa é que o crédito imobiliário deve crescer 30% em 2012, segundo estimativa da mesma associação. A projeção tem como base o crescimento do número de assalariados e manutenção do baixo nível de desemprego no país, que fechou 2011 com um índice médio de6%, o menor da série histórica do IBGE. Aliado a esse panorama, estão o estímulo ao crédito em geral e o controle das taxas de juro.
Oportunidades- De olho nesse cenário, as imobiliárias prometem atrair cada vez mais clientes. Uma das estratégias é facilitar o acesso do consumidor, oferecendo diversas opções de imóveis, novos e usados, e ainda entrada facilitada, com financiamento que pode chegar a 360 meses. A quantidade de ofertas também surpreende. O Super Feirão de Verão Teixeira de Carvalho, que acontece até 31 de janeiro, oferece essas e outras vantagens. Além de poderem escolher entre diversas opções de imóveis, de todos os bairros da cidade, os clientes que fecharem negócio durante o evento concorrerão a um carro zero quilômetro.
O Feirão, que disponibiliza mais de cinco mil imóveis, acontece simultaneamente em dois locais: na sede da empresa, em Manaíra, localizada na Avenida Edson Ramalho, e na unidade situada no bairro dos Bancários, na Rua Alexandre Lira, que reúne imóveis de toda a região sul de João Pessoa, com apartamentos com mensais a partir de R$ 134. Para os moradores e visitantes da orla da capital, as oportunidades podem ser conferidas em um stand de vendas instalado no Centro Turístico de Tambaú e na unidade móvel que circula pelas praias.
Assessoria
OPINIÃO - 22/11/2024