João Pessoa, 01 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INDIGNAÇÃO -

Sindicato emite nota de apoio aos 500 funcionários demitidos do O Norte

Comentários: 0
publicado em 01/02/2012 ás 17h50

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba publicou nota em apoio aos mais de 500 funcionários que perderam seus empregos nesta quarta-feira (01) devido ao fechamento do jornal O Norte e o Diário da Borborema.

Em nota, a diretoria retrata que foi com indignação que os profissionais receberam a notícia, sem aviso prévio, dos seus desligamentos das empresas. E lembrou que o mesmo “tratamento desrespeitoso” aconteceu com aqueles que trabalharam nos Diários Associados na Paraíba.

A diretoria do sindicato também se comprometeu a acompanhar todo processo de rescisão contratual dos funcionários, a fim de garantir, que nenhum profissional seja prejudicado dos seus direitos trabalhista.

Confira na íntegra:

 Foi com muita indignação que os profissionais da imprensa, ao chegar, na manhã desta quarta-feira (01/02/2012), às redações dos jornais O Norte e Diário da Borborema, sem nenhuma explicação, foram chamados para assinar carta de aviso prévio, comunicando seus desligamentos das empresas.

O mesmo tratamento desrespeitoso já acontecera na última demissão em massa dos Diários Associados na Paraíba, quando a empresa encerrou os contratos de dezenas de profissionais que vestiam a camisa da empresa e trabalhavam além das suas possibilidades. Era o início de uma política de desmantelamento das redações destes dois jornais, que não ofereciam as condições de trabalho necessárias aos seus profissionais, nem possuíam muito menos autonomia para decidir o que era melhor, já que ficaram submetidos às decisões de uma gestão central, sediada em Recife.

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba esteve presente nas redações de O Norte e Diário da Borborema, conversando com os trabalhadores, tomando conhecimento de todo o processo de fechamento dos impressos e prestando solidariedade aos profissionais afetados pelo ato desumano.

Além disso, a Diretoria do Sindicato se reuniu com o chefe do Setor de Relações de Trabalho (Seret), José Cursino Raposo, agendando uma mesa redonda entre a Diretoria do Sindicato, os jornalistas demitidos e a direção dos Diários Associados, com mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRTE-PB). A reunião será realizada na próxima terça-feira (07/02), às 09h30, na sede da Superintendência.

Enquanto entidade que congrega os jornalistas da Paraíba, comprometemo-nos a acompanhar todo o processo de rescisão contratual, para que nenhum profissional seja prejudicado em seus direitos trabalhistas.

MaisPB