João Pessoa, 23 de maio de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Pelo sexto ano consecutivo a campanha do Tribunal de Justiça da Paraíba “Não resista ao amor, adote”, tem trazido excelentes resultados para essa que é a principal modalidade de colocação em família substituta: a adoção. A vara da infância e juventude registrou um aumento considerável no número de pretendentes.
A adoção durante este mês vem sendo discutida em todo território brasileiro, tanto que a ela foi dedicado um dia nacional que é o 25 de maio. Dado a importância do tema, aqui na Paraíba foi instituída por lei a Semana Estadual da Adoção na qual estão sendo realizadas várias atividades para esclarecer a população de como proceder para quem quer adotar um filho; a angústia da espera e a idealização do filho perfeito; o sistema nacional de adoção e a tão decantada conta que não fecha: sempre tem mais pretendentes do que crianças e adolescentes aptos a ser nas instituições de acolhimento; o passo a passo de processo judicial e o trabalho desenvolvido pela equipe interprofissional; quem poder adotar e quais os tipos de adoção; a atuação do Ministério Público na ação de destituição do poder familiar; a importância do trabalho da Defensoria Pública como subscritora da maioria das ações em tramitação na justiça infantojuvenil, etc.
Nesta VI Semana Estadual da Ação, o Tribunal de Justiça da Paraíba, através de sua Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção e da 1ª Vara Infantojuvenil da Capital, com o apoio da Defensoria Pública e do Ministério Público da Paraíba, está promovendo o ciclo de debates nas principais escolas públicas da Capital, onde os palestrantes abordam diversos temas correlatos à adoção. Aqui, agradeço a todos os parceiros e colaboradores dessa nobre iniciativa.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
ELEIÇÕES 2026 - 21/11/2024