João Pessoa, 01 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Gol tem vendido em seu site assentos em voos da Webjet por até o triplo do preço cobrado pela parceira e sem deixar claro ao passageiro que voará por outra empresa, informa reportagem de Lorenna Rodrigues e Priscilla Oliveira publicada na Folha desta quarta-feira.
Levantamento feito pela Folha nos sites das duas companhias nas últimas três semanas constatou a prática em vários voos compartilhados com a Webjet, comprada pela Gol no ano passado.
A prática é considerada ilegal por especialistas em direito do consumidor. As empresas negam irregularidades e dizem que cumprem a lei.
Os valores pedidos pela Gol são de 17% a 208% acima dos exigidos no site da Webjet. Ontem, uma passagem de São Paulo ao Rio para a próxima sexta-feira, por exemplo, custava R$ 142,99 no site da Webjet e R$ 439,90 na página da Gol –o mesmo voo, no mesmo horário.
Além de pagar mais, o passageiro não é avisado de modo explícito de que voará em um avião com menos espaço entre as poltronas e cuja companhia cobra pela alimentação, como é na Webjet.
OUTRO LADO
As empresas afirmaram que suas práticas de mercado são baseadas na legislação. A Gol disse que as duas companhias têm políticas tarifárias independentes.
Folha.com
OPINIÃO - 22/11/2024