João Pessoa, 27 de maio de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O senador Humberto Costa (PT-PE), coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do Partido dos Trabalhadores, afirmou, em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios, nesta segunda-feira (27), que não havia lógica a legenda ficar de fora da disputa em João Pessoa. Depois de meses de indefinição, a cúpula petista deliberou por ter candidato próprio na capital. Agora, a escolha será entre os deputados Luciano Cartaxo e Cida Ramos.
“Nós consideramos que pela história que o PT tem na Paraíba, pelo fato de já ter governado João Pessoa, e ter na história um partido que vem se afirmando cada vez mais como força política, era fundamental que esse campo da esquerda pudesse ser ocupado pelo partido. E como tal, fizemos a opção de ter candidatura. Devemos nos próximos dias definir quem será o candidato. Para isso, estamos encomendando uma pesquisa de opinião pública, qualitativa e quantitativa, e esperamos que nos próximos dias possamos ter essa definição de quem será o candidato”, disse Costa à Rede Mais.
De acordo com o senador, a pesquisa deve ser colocada em campo nos próximos dias, de forma quantitativa e qualitativa. Assim que ela for concluída, será levada para análise na Executiva Nacional.
A escolha da ferramenta pesquisa não agradou integralmente alguns setores do partido, a exemplo da deputada Cida Ramos, defensora das prévias. Humberto Costa minimizou as críticas.
“Eles estavam na reunião. A própria deputada Cida Ramos estava também e deixamos claro que não vai se definir pela pesquisa. A pesquisa vai ser uma referência para que a Executiva Nacional possa tomar a decisão sobre qual o melhor candidato, levando em consideração pontos da pesquisa e outros aspectos importantes também. Não é a pesquisa que vai definir, ela será um instrumento para ajudar na tomada de decisão da Executiva Nacional”, concluiu.
A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu que a legenda vai ter candidato próprio em João Pessoa. A definição aconteceu durante reunião do colegiado com a participação de lideranças locais nesta segunda-feira (27).
Agora, a sigla vai escolher, através de pesquisa, qual o nome vai representá-la na disputa: Luciano Cartaxo ou Cida Ramos.
Na votação da Executiva, foram 19 votos pela realização de pesquisa, um voto pelas prévias, tese defendida pela deputada Cida Ramos, e três abstenções.
Isolado, o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, voltou a sugerir o apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), mas foi voto vencido.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024