João Pessoa, 29 de maio de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
feriado

Corpus Christi: confira programação para missa e procissão em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 29/05/2024 ás 14h44
atualizado em 29/05/2024 ás 14h45

A Arquidiocese da Paraíba se prepara para mais uma celebração da Festa de Corpus Christi, um dos eventos mais significativos do calendário religioso da igreja particular da Paraíba, marcado pela procissão solene e pela arte dos tapetes decorativos.

Corpus Christi é uma celebração da Igreja Católica que acontece anualmente em todo o mundo. A celebração tem como intuito agradecer a Deus pela presença de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, além de celebrar a unidade da Igreja.  A festa de Corpus Christi foi estabelecida pelo Papa Urbano IV, no século XIII, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade – que ocorre no domingo após ao de Pentecostes.

A procissão, que parte da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes com os fiéis que acompanham o Santíssimo Sacramento é uma tradição que se repete a décadas pelas ruas da região central de João Pessoa. A paróquia também realizará hoje e amanhã as “24 horas com Cristo”. Que este ano tem como tema: EU SOU O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CEU.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Corpus Christi significa Corpo de Deus e é uma comemoração litúrgica católica que ocorre quinta-feira após a festa de Pentecostes. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Os tapetes tiveram sua origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.

PROGRAMAÇÃO:

29 de Maio – Quarta-feira

16h às 18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h – Missa de abertura – Celebrante: Pe. Givanaldo Ferreira
19h às 20h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
20h – Missa Solene – Celebrante: Pe. Francisco Azevedo. pároco da Paróquia de N.S. Lourdes
21h30 às 22h30 – Louvor Jovem e Adoração ao Santíssimo Sacramento
22h30 às 24h – Missa Solene – Celebrante: Pe. Roberto Coura O Santíssimo ficará exposto com as portas fechadas das 23h30 às 06h.

30 de Maio – Quinta-feira

06h às 07h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
07h – Missa Solene – Celebrante: Padre José Edson
08h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
09h – Missa Solene – Celebrante: Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz Adoração ao Santíssimo Sacramento. Paróquia de Lourdes.
10h30 às 11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
11h – Missa Solene – celebrante Pe. Marcilio
12h às 14h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
14h – Missa Solene: Celebrante Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Paraíba. Paróquia de Lourdes.
16h – Procissão com o Santíssimo Sacramento, pelas ruas e avenidas encerrando na Basílica Catedral Nossa Senhora das Neves

Percurso:
Av. das trincheiras, Praça João Pessoa, Rua Visconde de Pelotas, Rua Vigário Sarlen, Praça dom Ulrico.
Missa na chegada da procissão na Catedral – Presidida por Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.

OBS: Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba, atenderá a imprensa na sacristia da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes às 8h40.
Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Paraíba, atenderá a imprensa na sacristia da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes às 13h40.
Na sacristia da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na Av. das trincheiras

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Entrevista: Sérgio Queiroz critica indecisão de Romero: “Isso já deu”

ENTREVISTA NA HORA H - 16/07/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas