João Pessoa, 31 de maio de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro
Em solenidade alusiva à memória do médico Napoleão Laureano, no seu 73º aniversário do seu falecimento, na manhã desta sexta-feira (31) a diretoria da Fundação Laureano e Hospital fez a entrega da medalha de mérito Doutor Janduhy Carneiro a Germano Toscano, titular do Cartório Toscano de Brito, ao presidente da OABPB, advogado Harrison Targino e aos empresários José Nilson Crispim Junior e Ronaldo Cardoso, da Rede Bem Mais. Antes da solenidade, foi celebrada uma missa em sufrágio da alma do médico Napoleão Laureano, na Capela São Camilo de Lelis, do hospital.
A medalha Janduhy Carneiro é uma iniciativa da Fundação Napoleão Laureano para reconhecer o empenho de pessoas da sociedade civil e de políticos que contribuem para a realização do serviço de referência em oncologia na Paraíba. A honraria recebeu o nome de Janduhy Carneiro, que foi um dos principais membros da instituição.
O presidente da Fundação Napoleão Laureano (FNL), Marcelo Lucena, evidenciou a importância das comendas – diploma e medalha aos homenageados. “Hoje nós estamos relembrando o aniversário da morte do médico Napoleão Laureano, que criou a fundação em março e em maio do mesmo ano faleceu sem ver crescer o hospital e a fundação, mas nós, como Germano Toscano, Carneiro Arnaud e tantos outros – (são 15 conselheiros), mantemos a fundação até hoje, seguindo o propósito dele, que foi e é ajudar as pessoas mais carentes da Paraíba. Hoje, faremos a entrega da medalha a quatro cidadãos que nos ajudam bastante”, comentou Marcelo Lucena.
O médico Carneiro Arnaud, diretor financeiro da Fundação Laureano, agradeceu a Deus pela existência do Hospital Napoleão Laureano, criado pelo médico há mais de 70 anos. “Nessa data, 73 anos da morte de Napoleão Laureano, ele continua sendo lembrado e vivo no coração dos paraibanos”.
Em seu discurso, Germano Toscano agradeceu e ressaltou a importância de continuar ajudando o Napoleão Laureano, como conselheiro e cidadão. “Fico eternamente grato com esta homenagem feita a minha pessoa e a instituição da qual sou titular”, lembrou Toscano.
“Três são os motivos dessa gratidão, primeiro não sei se sou merecedor, portanto, me enaltece sobre maneira recebe-la, segundo pelo nome que leva essa outorga: Medalha Janduhy Carneiro, que foi um ilustre cidadão paraibano, eminente político, presidente da Fundação Laureano, saudado pela história política do nosso estado por ter honrado a Paraíba quando de sua passagem pelo Congresso Nacional como deputado federal, por oito mandatos. E o terceiro motivo, por essa homenagem estar sendo prestada nesta data tão significativa, em que se celebra o aniversário de morte de Napoleão Laureano, o patrono inspirador da criação do hospital que leve seu nome e aqui, neste momento solene sua memória é reverenciada”, disse Germano Toscano.
O empresário do Grupo Bem mais, Ronaldo Cardoso, elevou a honraria recebida e o reconhecimento. “Pra mim é muito importante, uma alegria imensa pelo trabalho que fazemos de doações e que depois vem o reconhecimento que nos dar mais ânimo para continuarmos fazendo esse trabalho com este hospital que tanto faz pelos paraibanos”.
“É muita satisfação estar aqui com amigos, com a diretoria do Hospital e Fundação Napoleão Laureano, que é uma entidade que nossa família sempre ajudou e hoje estou aqui por esse reconhecimento ao trabalho do meu pai José Nilson. Acho que todo mundo tem que servir, faz parte da natureza humana”, comentou o empresário José Nilson Crispim Junior.
Para o presidente da Ordem dos Advogados da Paraíba, Harrison Targino, a Medalha de mérito Doutor Janduhy Carneiro, é um honraria muito importante para classe “Estou aqui muito feliz, em nome de todos nós advogados, pois, receber essa medalha que não é destinada a minha pessoa, mas a advocacia paraibana que se sente irmanada por tudo que e Fundação Napoleão Laureano faz por toda Paraíba”.
Coral Bela Voz
Um dos momentos mais marcantes da solenidade de entrega das medalhas Doutor Janduhy Carneiro, na manhã desta sexta-feira, foi a participação do Coral Bel Voz, que existe há 16 anos, formado por pacientes laringectomizados totais, pacientes que foram acometidos por câncer de laringe e estão curados. O grupo formado por homens e mulheres cantou as canções de Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Gonzaguinha e Adoniran Barbosa, entre outros.
TURISMO - 19/12/2024