João Pessoa, 03 de junho de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro
O nome dele é Solon Henriques de Sá e Benevides, um respeitado advogado, que vai além do serviço prestado, e tem conhecimento de causa, é aprofundado, professor, visão global estratégica, ético, um bom cidadão, desde as primeiras impressões.
Solon Benevides possui uma vasta apresentação – é graduado em direito pela Universidade Federal da Paraíba (1984), tem doutorado em Ciências (área de concentração em História Econômica) pela Universidade de São Paulo (2004), tem pós-doutorado em Direito Público pela Universidade de Santiago de Compostela (2019) e, atualmente, é doutorando na UNIMAR Universidade de Marília/SP. Isso nos remete para que serve o conhecimento – avançar. Ele é professor adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Advogado, sócio do escritório Solon Benevides e Walter Agra Advogados Associados. Tem experiência na área do direito, com ênfase em Direito Constitucional, Penal e Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: direito privado, direito eleitoral e direito empresarial.
É procurador do Estado da Paraíba, membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas, ocupando a Cadeira n 35 e integrante do Conselho Penitenciário da Paraíba nos quadriênios de 2017-2021 e 2021-2025. Como procurador, foi designado para efetivar sustentações orais na Segunda Câmara Cível e no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba; bem como, foi presidente do Conselho Editorial da Revista da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba e integrante do Conselho de Estudos da Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado. Ou seja, uma responsabilidade a um jovem que não se cansa.
Solon tem passagem pelo Governo do Estado da Paraíba, foi Secretário Extraordinário de Estado de Apoio Parlamentar (1987-1988), Secretário Chefe da Casa Civil (1988-1989 e 1995-1999), Secretário da Administração (1991-1992) e Secretário de Estado da Comunicação Social (2004-2006 e 2007-2009), além de ter sido Assessor Direto do Gabinete do Governador. Foi Conselheiro Seccional na Paraíba eleito pelo triênio de 2003 a 2006 – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB). Integrou o Conselho Editorial da Revista do TRT da 6ª Região, editada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados da Sexta Região (2009-2013) e foi professor da Escola Superior da Magistratura – ESMA, lecionando a disciplina de Direito.
Em entrevista ao Espaço K, ele fala um pouco de tudo e um pouco mais.
Espaço K – Vamos começar por aqui – ter o nome do pai, é muita responsabilidade, né?
Solon Benevides– Sim! É uma responsabilidade enorme, principalmente, pelo fato de que meu pai foi um exemplo para todos os filhos, tanto Eu, como Virgínio e Saulo.
Espaço K – Aliás, seu pai era um homem evoluído, pois colocou o desembargador Saulo para estudar francês, em Guarabira (cujo professor inicial foi o tabelião Germano Toscano) – isso também aconteceu com você?
Solon Benevides– Sim! Saulo sempre gostou da língua francesa. Conhece a literatura e a história da França. Eu preferi o espanhol. Meu Pai costumava a nos dar metas como leitura, por exemplo: Machado de Assis, Eça de Queirós, Augusto dos Anjos e muitos outros. Além disso, sempre nos incentivava a ter o costume de falar em público, em cima de uma cadeira para ele ouvir e corrigir os defeitos.
Espaço K – Você sempre foi conhecido como um respeitado advogado, notório, nunca pensou em fazer carreira na magistratura, como seus dois irmãos?
Solon Benevides– Meus irmãos têm uma carreira brilhante na Magistratura, mas minha vocação sempre foi a de ser Advogado. Gosto da adrenalina diária da Advocacia. Todo dia é um novo desafio. Agora, como em qualquer carreira, Advogado tem que estudar sempre.
Espaço K – Ocupou alguns cargos no governo, que certamente teve que ser gestor – valeu a pena?
Solon Benevides – Sim, valeu muito! Fui Secretário de Estado cinco vezes. Você aprende muito e pode contribuir para o desenvolvimento do seu Estado em todos os aspectos, principalmente o lado social, pois você convive com os problemas da sociedade, buscando soluções.
Espaço K – Solon Benevides tem outros cursos, especialidades, mestrado, doutorado?
Solon Benevides – Tenho doutorado em Ciências na Universidade de São Paulo (USP); pós-doutorado em Direito na Universidade de Santiago de Compostela ( Espanha). Estou fazendo um novo doutorado na Unimar ( Universidade de Marília), Sou professor de Direito Constitucional no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB e procurador do Estado.
Espaço K – Claro que você tem o hábito de leitura – isso permanece, você passou para os filhos?
Solon Benevides – O hábito da leitura não apenas no campo do Direito, na minha profissão, é extremamente importante, pois contribui para uma formação humanística das pessoas. Meus filhos têm o mesmo hábito.
Espaço K – Seu filho é membro da Associação dos Advogados de Nova Iorque. Fala pra gente dessa evolução?
Solon Benevides – Era um desejo de Gustavo, fazer um curso no Exterior. Fez inscrição e foi aceito pela NYU ( Universidade de Nova York), onde fez aprimoramento em Direito e Gestão de Negócios, na área empresarial. Depois fez o Bar exam, ou seja, ser Advogado em Nova York e foi aprovado com louvor. Eu e Teresa, sempre tivemos a convicção que o maior investimento que você pode fazer em relação aos seus filhos, é investir na educação deles, pois é um patrimônio que nunca se perde.
Espaço K – Solon é um homem bonito – teve muitas namoradas?
Solon Benevides – Não chego a me achar bonito. Namorei pouco.
Espaço K – Como você conheceu Teresa, ficou logo apaixonado, quanto tempo de casados?
Solon Benevides – Ela trabalhou comigo na primeira vez que fui Secretário de Estado. Foi amor à primeira vista! São 35 anos de casados, dois filhos, Gustavo e Ana Caroline, um filho do coração, Miguel, um genro, Bruno Cosme e uma neta linda, Pietra
Espaço K – Ué, você foi funcionário da Assembleia?
Solon Benevides – Sim, fui funcionário na década de 80, uma honra para mim. Aprendi muito na Assembleia. Uma grande escola.
Espaço K – Ah! e a paixão da família pelo mar de Cabedelo?
Solon Benevides – Desde 1992, temos casa em Formosa. Uma praia linda. É o nosso espaço para relaxar e descansar. Na pandemia, moramos um ano e meio em Formosa. A Paraíba tem muitas belezas naturais. Nosso Litoral tem belas praias. Formosa é uma delas.
Espaço K – Como você vê o Brasil hoje dividido, onde o ódio é quem manda?
Solon Benevides – De fato, o Brasil está absolutamente dividido ideologicamente. Isto é muito ruim. Nós temos uma carência muito grande de novas lideranças. Precisamos sair desta dicotomia que existe hoje. Numa democracia, é salutar a sempre renovação das lideranças no país, novas ideias e novos rumos.
Espaço K – Ainda está na sala de aula?
Solon Benevides – Sim! Em aula de Direito na UFPB. Gosto de sala de aula. Consigo relaxar e me abstrair dos problemas diários. Você aprende muito na vida, convivendo com pessoas mais jovens, conceitos de vida e ideias renovadoras. Nós não podemos ficar estagnados no tempo. Os alunos ensinam também aos professores. É uma convivência de amigos: Você transmite seu conhecimento, sua experiência de vida e aprende com eles uma nova visão do mundo.
Espaço K – Um amigo que está no Amém, saudoso médico José Alberto, me dizia que todo mundo tem uma dor. Onde é sua?
Solon Benevides – Sim, concordo. Todos têm uma dor na vida. A minha foi a perda de um irmão com 23 anos de idade, Rogério. Por mais que passe o tempo, a dor ainda é forte.
Espaço K – Solon tem medo de morrer?
Solon Benevides – Acho que a grande maioria das pessoas tem este receio. Meu pai costumava a dizer que o segredo da vida é igual ao segredo da morte. O que nos conforma é a fé, presente em todas as religiões.
OPINIÃO - 22/11/2024