João Pessoa, 30 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Nesta quarta-feira (1°), em uma ação conjunta com o Hemocentro da Paraíba, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena realiza mais uma ação da Campanha Permanente de Doação de Sangue. O objetivo é abastecer o estoque de sangue do hospital, tendo em vista a aproximação do projeto folia de rua e do carnaval.
Nos quatro dias do período carnavalesco de 2011, cerca de 900 pessoas deram entrada na unidade de saúde. Um aumento de 10% em relação ao Carnaval de 2010. Os acidentes de trânsito lideram os registros de atendimentos, seguidos por agressão física, arma branca, arma de fogo, queda e queimadura.
"Essas campanhas são importantes para todas as unidades de saúde do Estado, principalmente para um hospital do porte do Trauma. A maioria dos nossos pacientes chega aqui em estado grave, podendo necessitar de transfusão de sangue”, explicou a diretora do Núcleo de Ações Estratégicas do Trauma, Rosângela Guimarães.
Devido à constante necessidade de sangue, a direção do Trauma também realiza ações com os funcionários da unidade. Os colaboradores são instruídos acerca do processo da doação e sobre a importância de salvar vidas por meio desse pequeno gesto de solidariedade.
Quem está apto – Para doar sangue, os interessados deverão comparecer à sede do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, munidos de documentos originais com foto. Lá, uma unidade móvel estará disponível para atendimento, no período das 9h às 16h.
Somente poderão doar sangue os que têm idade entre 18 e 65 anos, que estejam em boas condições de saúde, tenham peso mínimo de 50 quilos e que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou adquirido hepatite após os 11 anos de idade.
Secom-PB
OPINIÃO - 22/11/2024