João Pessoa, 03 de junho de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
diz defesa civil

Altiplano e Cuiá registram os maiores índices de chuvas nesta segunda-feira

Comentários: 0
publicado em 03/06/2024 ás 11h08
atualizado em 03/06/2024 ás 19h12

João Pessoa registrou uma média de 40,5 milímetros (mm) de chuvas nas últimas 24 horas – até às 10h desta segunda-feira (3). O bairro com maior índice pluviométrico foi o Altiplano, com 43,6 mm, seguido do Cuiá, onde choveu 42,2 mm. A menor precipitação foi registrada no bairro de Manaíra, com 36,8 mm.

Embora não tenha registro de ocorrências pela Central de Operações, a equipe da Compdec-JP constatou, em vistoria, o desmoranamento de parte do pavimento na ponte da Avenida José Tavares, em Cruz das Armas, bem como uma árvore com risco de tombar sobre fios de energia.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) foi acionada e realizou o bloqueio parcial da via. A Energisa e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) também foram acionadas e estão trabalhando na área.

Assim como Semob-JP e Sedurb, diversos órgãos municipais seguem de prontidão, a exemplo ainda da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente (Semam).

Alerta – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (3), um alerta válido até às 10h desta terça-feira (4), com previsão de chuvas de 30 a 60 mm por hora, ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.

O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, destacou que o Inmet vem emitindo avisos meteorológicos desde a semana passada, mas graças ao trabalho preventivo realizado pela Compdec-JP e demais órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, a situação está sob controle, com algumas ocorrências, mas sem vítimas.

“A Compdec-JP, assim como as demais secretarias que integram o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, está atenta e segue trabalhando para minimizar os transtornos e assegurar o bem-estar da população, principalmente das pessoas que moram em áreas de risco, que deve nos acionar imediatamente em caso de ocorrência”, disse o coordenador.

Jailton Gomes, reforçou a necessidade da adoção de medidas de segurança em caso de caso de chuvas fortes. “As pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade”.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, que está em fase experimental, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Semam – Os técnicos da Semam registraram o arriamento de bambus na Rua São Geraldo, conhecida como Rua da Mata, no Cabo Branco. O arriamento não comprometeu o fluxo da rua. Os técnicos da Semam continuam vistoriando as áreas verdes e os telefones para informações de árvores em situação de risco são 3213-7012 e 3213-7018.

Seinfra – Várias equipes da Secretaria de Infraestrutura estão circulando por pontos da cidade fazendo manutenção na rede de galerias. De acordo com a Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), até o momento não foi registrada ocorrência.

Só este ano, no orçamento da Seinfra foi destinado o valor de R$ 18 milhões para melhorias na rede de drenagem. As intervenções feitas pela atual gestão já reduziram de 110 para 26 os pontos de alagamentos na cidade de João Pessoa.

Semob-JP – Desde as primeiras horas desta segunda-feira (3), equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana monitoram os corredores e vias com grande demanda de tráfego. São 40 agentes de mobilidade em campo e cinco no Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT) atentos ao trânsito, para reduzir os transtornos causados pelas chuvas. A semafórica está de plantão para solucionar problemas nos semáforos, porventura causados pelas fortes chuvas. O trabalho é feito em conjunto com outros órgãos da Prefeitura da Capital. Os contatos 3213-7188 (Disk-Semob-JP) e 98760-2134 (WhatsApp-COTT) estão disponíveis para a população.

MaisPB

Leia Também