João Pessoa, 06 de junho de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
'VIDEOCAST' UNIMED JP

Mudança de hábitos e tratamento clínico são essenciais para vencer obesidade

Comentários: 0
publicado em 06/06/2024 ás 14h39

O Ministério da Saúde apontou que 24% dos brasileiros são obesos, principalmente na faixa etária dos 45 aos 54 anos. Em João Pessoa, por exemplo, 22% da população sofre com a obesidade, que é considerada uma doença. Mas como perder peso e ter mais saúde? As dicas e orientações médicas estão no episódio do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa, desta semana.

Buscar a mudança de hábitos alimentares, como aumentar o consumo de vegetais, proteínas e evitar o excesso de carboidratos, estão entre as sugestões dos médicos convidados para o episódio, o endocrinologista João Modesto Filho, e o cirurgião do aparelho digestivo, Luís Antônio Fonseca. Na conversa com a apresentadora Linda Carvalho, eles destacaram ainda a importância da prática de exercícios físicos, buscar dormir bem e procurar orientações médicas, conforme o quadro de obesidade ou sobrepeso de cada paciente.

NOVOS HÁBITOS, MAIS SAÚDE

De acordo com o endocrinologista João Modesto, a atividade física precisa fazer parte de um conjunto de atitudes que as pessoas devem fazer no seu dia a dia, tanto para prevenir quanto para tratara a obesidade. “Cada um deve saber o quanto gosta de si mesmo para fazer as coisas corretamente. Então, excesso de bebida, cigarro, inatividade física, alimentos ultraprocessados em exagero são coisas que não fazem bem”, disse o médico. Ele completou falando sobre a manter uma hidratação adequada e um sono reparador.

Já o cirurgião Luís Antônio Fonseca reforçou a importância de manter a constância dos novos hábitos saudáveis para, assim, ter resultados concretos na perda de peso e recuperação da saúde. “Introduzir aos poucos as mudanças de padrão alimentar, ir retirando as coisas que, teoricamente, proporcionam um ganho maior de calorias e ir desenvolvendo uma atividade física. Não tem que ter pressa, tem que ter disciplina e se dedicar”, orientou o cirurgião. Ele ainda lembrou que, conforme o perfil do paciente e grau de obesidade, pode ser necessária a introdução de medicamentos e também procedimentos cirúrgicos, como a cirurgia bariátrica.

NA INTERNET
Toda semana tem um novo episódio do “Sem Contraindicação e é publicado no YouTube e no Spotify.
Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa. Por esse canal, é possível interagir com a equipe responsável pela produção, enviando comentários e sugestões para o “Sem Contraindicação”.

MaisPB

Leia Também