João Pessoa, 28 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue vai realizar visitas técnicas em vários municípios paraibanos para acompanhar as ações que estão sendo desenvolvidas para o controle e combate à doença. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (27), durante uma reunião do órgão no auditório da Comissão Intergestores Bipartite, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na próxima semana, será definido o cronograma de atividades e as datas das visitas.
A gerente Executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, explicou que, em princípio, serão contemplados oito municípios que notificaram casos suspeitos no período de 01 a 14 de janeiro deste ano e que receberam recursos do Ministério da Saúde (MS). Os municípios são os seguintes: João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Esperança, Itabaiana, São José do Sabugi, Campina Grande e Patos. Nesses municípios, os membros do Comitê vão avaliar as ações que estão sendo realizadas para o controle e combate à dengue e traçar metas para fortalecer ainda mais o trabalho preventivo e educativo.
Nos municípios de Coremas, Aroeiras, Santa Terezinha e Taperoá, que também notificaram casos suspeitos de dengue este ano, mas que não receberam recursos do MS, o Comitê vai se reunir com os gestores para traçar a execução de ações preventivas e educativas. "Nesses municípios, nós vamos distribuir material educativo e medicamentos, e vamos trabalhar com as crianças o projeto ‘Olimpíadas de Combate à Dengue’, que consiste em um jogo de tabuleiro, um quebra-cabeça e um jogo da memória, todos eles enfocando as formas de prevenção e combate a doença”, explicou a gerente.
Júlia Vaz deixou claro que a SES vem realizando ações em todos os municípios paraibanos. Durante a reunião, ela fez uma explanação do último boletim epidemiológico, comprovando que os casos suspeitos de dengue tiveram uma redução de 86,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Júlia explicou, ainda, que mesmo diante do quadro positivo, a SES está acompanhando individualmente os municípios onde ocorrem as notificações, para melhor entender a dinâmica da doença no território paraibano. "Temos que estar sempre vigilantes e trabalhar para manter a doença sob controle no Estado”, alertou.
Outras ações – A Gerente Executiva de Vigilância em Saúde destacou que o Governo do Estado vem trabalhando com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da doença, por meio da realização de campanhas para a prevenção e combate à dengue. Também são realizadas visitas técnicas às Gerências Regionais de Saúde, e oferecidas capacitações e oficinas de orientação sobre a doença.
Sobre o Comitê – O Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue é formado por vários órgãos e tem a finalidade de ampliar as ações voltadas ao combate à doença, levando em consideração, entre outras coisas, a articulação intersetorial/interinstitucional. Segundo o secretário da Saúde, Waldson Dias de Souza, o Comitê é de fundamental importância para o controle da dengue. Estão entre as competências do órgão propor ações de educação em saúde e de mobilização social para o combate à doença; acompanhar e avaliar a implementação das ações previstas para o combate à patologia no Plano de Contingência estadual; coordenar as reuniões do Comitê; submeter à apreciação e aprovação do secretário de Saúde as deliberações oriundas das reuniões do Comitê Estadual; e encaminhar relatórios para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Secom-PB
EM SOLENIDADE - 06/01/2025