João Pessoa, 27 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Devido às chuvas dos últimos dias, os rios desaguaram grande quantidade de efluentes no mar, interferindo na balneabilidade das praias do litoral paraibano. No mais recente relatório, realizado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), foram classificadas como impróprias para banho três praias no município de Pitimbu, além de Manaíra e Bessa I, em João Pessoa, e Jacaré, no município de Cabedelo. As demais praias foram classificadas como próprias, variando entre excelente, muito boa e satisfatória.
A Sudema monitora 56 praias do litoral paraibano; dessas, apenas seis foram consideradas impróprias ao banho: em Pitimbu, são as praias da Guarita, Azul de Santa Rita e Acaú/Pontinha; em João Pessoa, Manaíra, no trecho de 100 metros à esquerda e à direita da galeria pluvial, e Bessa I, no trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do maceió do Bessa I; por fim, em Cabedelo, a Praia do Jacaré, na margem direita do estuário do Rio Paraíba.
A situação de balneabilidade das praias paraibanas é divulgada semanalmente pela equipe de Controle Ambiental da Sudema, que efetua a coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. O monitoramento é semanal em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, porque as praias estão em centros urbanos com grande fluxo de banhistas. Nos demais municípios do litoral paraibano, essa análise é realizada mensalmente.
A Sudema recomenda que a população evite as praias localizadas em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
Essa classificação é válida até a emissão do próximo relatório, no dia 3 de fevereiro.
EM SOLENIDADE - 06/01/2025